Com demandas atendidas, moradores comemoram avanços nos bairros de Curitiba

Foto: Divulgação

Doze bairros, 155 mil pessoas, inúmeros desafios e uma lista volumosa de conquistas, a maioria com a participação dos cidadãos. Nos últimos três anos e cinco meses, a Regional Santa Felicidade somou avanços, obras e serviços que mudaram para melhor a vida de quem vive nos bairros Campina do Siqueira, parte norte do Campo Comprido, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santo Inácio, São Braz, Santa Felicidade, São João, São Braz, Vista Alegre, Cascatinha e Butiatuvinha.

A maioria das realizações aconteceu a partir da solicitação apresentada pela população nas audiências públicas dos programas Fala Curitiba e Prefeitura nos Bairros ou pela Central 156.

São 68 ruas com novo asfalto e intervenções que incluem a revitalização da Avenida Manoel Ribas, o novo Clube da Gente, espaço aberto a práticas de atividades física e lazer para a população, e a inauguração do Armazém da Família São Braz.

“O novo armazém é um benefício caído do céu”, comemora a aposentada Maria Constância Gebur, conhecida como “formiga”, em função da sua incansável atuação comunitária.

A satisfação manifestada por Maria Constância é a mesma vivenciada pela costureira Maria de Fátima dos Santos Venâncio, porém, por outo motivo. Moradora antiga da rua Rua Nabal Guimarães Barreto, no São Braz, foi a implantação de uma galeria de água pluvial para acabar com os alagamentos frequentes que a deixou feliz.

São importantes conquistas ainda o espaço maker com impressora 3D no Farol do Saber e Inovação Dante Alighieri, anexo à Escola Municipal Vinhedos, e a entrega da quadra coberta na Escola Municipal Professora Sônia Kenski, que havia décadas era reivindicada pela comunidade.

Manutenção nos bairros

Na Regional Santa Felicidade, a ação da Prefeitura possibilitou a retomada de serviços de manutenção nos bairros que haviam sido interrompidos em 2016. Desde janeiro de 2017 até abril deste ano, as equipes de manutenção da Prefeitura fizeram 9.200.673 metros quadrados de roçadas.

Também foram realizados mais de 36 mil metros quadrados de serviços de drenagem, além de 121 mil metros de manutenção em saibro e 601.958 metros quadrados de tapa-buracos.

Manoel Ribas

No topo da lista dos avanços da região está a revitalização da Avenida Manoel Ribas, que cruza os bairros Mercês, Cascatinha, Santa Felicidade e Butiatuvinha. A avenida teve 3.722 metros revitalizados, entre a Rua Jacarezinho e a Via Veneto, e ficou mais larga e segura.

O trecho se soma à obra entregue em julho do ano passado, totalizando quase 7 mil metros de asfalto novo.

Revitalização da malha viária

O programa da Prefeitura para recuperação da malha viária levou asfalto novo para 68 ruas da regional. São 19,3 quilômetros de pavimentação definitiva e de qualidade.

“Esperamos por mais de uma década o asfalto e somos gratos à essa administração”, diz o técnico em eletrodomésticos, Marcelo Cordeiro, morador da rua Francisco Boscardin, no Cascatinha.

Vias que servem como importante ligação entre os bairros, como a Ângelo Domingos Durigan e a Professor Francisco Basseti Júnior, ambas no Cascatinha, estão entre elas. A primeira foi requalificada no trecho entre João Menegusso e José Valle e a segunda, entre a Nicolau José Gravina e a Cândido Hartmann.

Prevenindo alagamentos

Dezenas de obras foram executadas para evitar alagamentos na região. Exemplos disso são as intervenções no Conjunto Olarias, no fundo de vale da Rua André Zilio, no Santo Inácio.

A implantação de uma nova galeria tubular na travessia da Rua Luiz Leduc, no ponto próximo ao portal do Parque Vista Alegre é outra solução já executada, assim como a implantação de um novo sistema de drenagem que está em execução para acabar com os alagamentos frequentes na Rua Yolando João Toninelo, no São Braz.

No Campinha do Siqueira, para prevenir alagamentos nas estações chuvosas, a Prefeitura utilizou uma técnica inovadora: implantou tubos feitos de material plástico e reforçado com fibra de vidro para aguentar a pressão elevada nas ruas Emílio de Almeida Torres e Tito Calderari.

O lago e os canais do Parque Barigui estão passando por dragagem para acabar com o desassoreamento e aumentar a capacidade para a contenção de cheias, além de melhorar a qualidade da água do rio.

Moradores solicitaram e foram atendidos no São João. A ponte da Rua Professor Dário Garcia, sobre o Rio Barigui, foi reformada.

Escolas e creches bem-cuidadas

Escolas passaram por obras de manutenção. Foram intervenções que melhoraram as condições para o ensino e a aprendizagem para milhares de crianças e estudantes.

Os trabalhos aconteceram nas escolas municipais CEI Júlio Moreira (São Braz) e João Stival (Butiatuvinha) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Dinalva Túlio (Butiatuvinha), Monteverdi (Santa Felicidade), São Braz (São Braz), Lygia Carneiro (Santa Felicidade), Giovanna Serenato Panichi (São João), Nelson Bufara (São Braz), CMAEE Ama Maria Poppovic (CIC) e CMEI São João, no bairro de mesmo nome.

Também receberam melhorias a Escola Municipal Paranaguá, no Santo Inácio, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Butiatuvinha, no bairro de mesmo nome, Monteverdi e Professora Lygia Carneiro, ambos em Santa Felicidade, além da Escola Municipal Walter Hoerner, no Mossunguê, onde teve início a construção da quadra coberta.

Seis escolas municipais passaram a oferecer o Programa de Língua Estrangeira, com aulas de inglês e espanhol, como extensão de carga horaria dos estudantes.

Modernização do sistema de Iluminação

Por meio do programa de Modernização do Sistema de Iluminação em vias públicas, 559 pontos de luminárias vapor de sódio foram substituídas por luminárias de LED, mais eficientes e econômicas. Ficaram mais claras ruas dos bairros Orleans, São Braz e Vista Alegre.

Atendendo a comunidade

Um muro de contenção à margem do Riu Uvu, o reforço na sinalização de ruas e limpeza de vias foram executadas a partir das demandas apresentadas pelos moradores. Na Rua Ludovico Lucca, no São Braz, foi o reforço na sinalização da rua, no trecho entre a Avenida Toaldo Túlio, iniciando em frente ao Colégio Estadual São Braz, até a Rua Ângelo Massignan, numa extensão de 370 metros, que agradou os moradores.

Também foram colocadas placas de proibido estacionar e a nova pintura fez a realocação do eixo da via, para organizar a circulação de veículos, principalmente em horário escolar, em função da proximidade do colégio.

“Agora os motoristas estão respeitando e o trânsito está melhor organizado. Também pararam de estacionar sobre a calçada”, conta a moradora Mariana Valentine Smanhoto.

- Anuncie Aqui -