CURITIBA: Costureiras voluntárias produzem máscaras no Liceu de Ofícios Xapinhal

www.asemananews.com.br    
Foto: Andre Wormsbecker

No Liceu de Ofícios Xapinhal, na Regional Bairro Novo, a solidariedade de 14 mulheres voluntárias está transformando retalhos e tecidos em máscaras que ajudam a proteger curitibanos da contaminação pelo novo coronavírus. Divididas em pequenos grupos e respeitando as recomendações de distanciamento, elas se reúnem todos os dias para a produção.

Os encontros acontecem desde o último dia 27, pela manhã e à tarde. Desde então as costureiras – todas formadas em cursos de costura gratuitos do programa Liceu de Ofícios, da Fundação de Ação Social (FAS) – produziram 300 máscaras.

Os equipamentos de proteção facial foram distribuídos aos acolhidos na Mais Viver, unidade da fundação que atende pessoas adultas com deficiência intelectual ou física, e a pessoas em situação de rua abrigadas pelo município.

Parte dos materiais usados na produção das máscaras, como tecido, fio e elástico, foi encaminhada pela FAS, mas a maioria foi doada pela comunidade ou pelas próprias costureiras.

Há poucos dias, o grupo recebeu mais uma importante doação que está garantindo a continuidade do trabalho. Foram 40 metros quadrados de tecidos que renderão aproximadamente 800 máscaras.

A remessa faz parte dos 2,1 mil metros quadrados de tecidos doados por empresários da Rua Bley Zornig, polo de lojas de tecidos e aviamentos de costura em Curitiba, ao prefeito Rafael Greca.

Troca e aprendizado

Márcia Pereira Reis aprendeu a costurar em cursos do Liceu de Ofícios e sabe que o trabalho do grupo é importante para ajudar a proteger pessoas que não têm condições de comprar máscaras. Mas ela acredita que as 14 costureiras envolvidas também ganham ao participar da ação.

“É muito bom ajudar alguém que não tem condições, mas sinto no meu coração o quanto isso faz bem para todas nós”, disse.

A costureira Ana Daniele de Oliveira, também acredita que a ação voluntária é um aprendizado para todas.

“Tudo é uma troca e um aprendizado. O Liceu de Ofícios proporciona isso para a gente. Quando cheguei para o primeiro curso de costura eu não sabia como usar uma máquina. Mas aprendi, tanto que acabei fazendo meu vestido de noiva”, contou.

União de esforços

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, visitou as costureiras no Liceu e Ofícios Xapinhal para agradecer o trabalho.

“Em função da escassez de protetores faciais no mercado, as máscaras de pano se tornaram fundamentais”, disse. “E é maravilhoso saber que há gente como vocês querendo ajudar neste momento de crise”, completou.

Todas as costureiras receberam um certificado de agradecimento pelo trabalho voluntário e apoio ao município na prevenção da covid-19.

Participaram também da visita o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Werneck, e a supervisora do Núcleo da FAS na regional, Tatiane Moiano.

- Anuncie Aqui -