Prefeitura de Fazenda Rio Grande dá início aos serviços do castramóvel

Começam, nessa quinta-feira (13), as atividades no castramóvel de Fazenda Rio Grande. Conquista adquirida por meio do Governo Federal, o espaço localizado na praça Brasil tem por objetivo realizar a esterilização em 960 animais, entre cães e gatos, até o final do ano. Prioridade são cuidadores, ONG’s e famílias inscritas no Cadastro Único.

“Uma ação importante que inicia aqui em Fazenda Rio Grande, que é o castramóvel. Começando a funcionar agora e esperamos que de maneira forte e definitiva, para atender a essa população de cães e gatos aqui em nosso município. O cuidado com os animais é fundamental. Tanto para o meio ambiente, quanto para a nossa saúde”, enaltece o prefeito Márcio Wozniack, que acompanhou o início das atividades.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Irani Santos, as castrações serão feitas mediante horário agendado. “Hoje nós vamos iniciar com 50 animais, sendo, na parte da manhã, só gatos; e na parte da tarde, teremos os cachorros”, afirma, complementando: “já existe um cadastro e as pessoas estão sendo agendadas por horário”.

“Nossa intenção era atender a toda a demanda, mas como o município tem hoje mais de 62 mil animais, é um trabalho cujo resultado aparece aos poucos”, explica um dos responsáveis pelo espaço, Pedro Jomeke. Segundo ele, embora haja uma fila prioritária para os atendimentos, todos os moradores de Fazenda Rio Grande podem se inscrever. Os animais de rua serão atendidos com auxílio de cuidadores e ONG’s, que se responsabilizarão pelo pós-operatório.

Moradora do bairro Gralha Azul, a dona Dalva Macedo Alves foi uma das primeiras a serem atendidas. Com seus quatro gatos, duas fêmeas e dois machos, ela elogiou a iniciativa da Prefeitura: “Uma benção! A gente precisava fazer isso, só que as condições financeiras não ajudam. Então é uma oportunidade que não dá pra perder. Eu tô muito feliz com isso”, garante.

Para se inscrever, basta abrir um protocolo geral na Prefeitura Municipal (Rua Jacarandá, 300), manifestando o interesse, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cadastro único. Mais informações pelo WhatsApp: 9 9720-1308.

Importância da castração

De acordo com o médico veterinário Murilo Daniel Lago, o principal objetivo é diminuir a quantidade populacional de animais nas ruas. Porém, existem outros benefícios com o procedimento. No caso de fêmeas, a castração evita o tumor de mama e infecções uterinas, por exemplo. De maneira geral, também colabora diminuindo as fugas de animais e tornando-os mais dóceis, tranquilos e menos propensos a outras doenças como sarna, raiva, leishmaniose e TVT. Uma questão de saúde pública.

Guarda responsável

Todo o serviço e medicação pós-operatória são disponibilizados de forma gratuita. Porém, existem cuidados que devem ser feitos por conta dos tutores. De acordo com os responsáveis pelo castramóvel, cada animal que passa pelo processo, recebe um microchip onde estão todas as informações do responsável. No caso de animais de rua, a ONG que o encaminhou ficará como tutora e deve cuidar durante os dez dias pós castração, fazendo higienização e demais procedimentos. Os mesmos cuidados valem para cuidadores e demais famílias.

- Anuncie Aqui -