Prefeitura de Curitiba e Governo do Paraná assinam convênio de compartilhamento de dados

www.asemananews.com.br
Foto: Ricardo Marajó / SMCS

A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado vão compartilhar dados na área de segurança. Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta quinta-feira (13/8), no Palácio 29 de Março, entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando a Guarda Municipal ao sistema estadual.

“O compartilhamento de dados é uma ferramenta importante e integra o projeto de Muralha Digital do município, que prevê a instalação de quase 500 câmeras de de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade até o fim do ano”, diz o secretário de Defesa Social, Guilherme Rangel, que estava acompanhado do superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior.

“A partir da assinatura, a Sesp passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios. Assim, se ocorre um crime em uma área monitorada, por exemplo, a investigação é muito mais fácil”, destacou o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

Além disso, o município fica responsável por fornecer à Secretaria a Base Cartográfica, com pontos de interesse, bem como as notificações de agravo contra a mulher e a criança.

O termo permite, por exemplo, que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais e da situação de veículos. Além disso, eles passam a ter autorização para elaborar, consultar e editar relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo já utilizado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, em todo o estado.

Muralha Digital

Lançado em junho, o projeto da Muralha Digital é uma parceria da Prefeitura com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).  O objetivo é proporcionar melhorias significativas nos processos de gestão do trânsito, transporte coletivo, segurança preventiva, defesa civil e assistência social, por meio do processamento, em tempo real, de informações coletadas por dispositivos de videomonitoramento, permitindo o tratamento desses dados e sua transformação em inteligência.

Todo esse sistema de videomonitoramento estará integrado com os radares de trânsito e com as câmeras de alta qualidade da iniciativa privada.

“A gente vai poder dar um salto muito grande na otimização do uso da tecnologia em prol da segurança, ampliando os olhos e braços da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, lembrando que essa integração entre as forças policiais é muito importante e cada vez mais algo corriqueiro para gente, sempre pensando em segurança efetiva para a população de Curitiba”, afirmou o secretário Rangel.

Compareceram ao evento o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; a chefe de gabinete da Sesp, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da Sesp, delegado Vinícius de Carvalho; o coordenador do setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Fernandes; e o assessor militar da Sesp, o tenente coronel Erich Osternack.

- Anuncie Aqui -