Você sabe o que é a geração prateada?

Imagem : https://conteudo.movidesk.com/geracao-prateada/

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

A turma madura, terceira idade, idoso, melhor idade, “old peaple”, velhinhos, cabelos grisalhos, são alguns dos nomes que a sociedade passa a identificar o grupo das pessoas mais experientes em tempo de vida. Porém com as rápidas mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e educacionais o envelhecimento (senescência) das pessoas está ocorrendo de uma forma mais saudável e prolongada. A senescência é o nome dado ao processo natural do envelhecimento. Cada vez mais avançamos na sobrevida pós-aposentadoria. E por conta disto, o número de idosos vem aumentando no mundo todo e não é diferente no Brasil.
Algum tempo atrás era comum encontrar com os “vovôs e vovós” nas suas cadeiras de balanço, jogando cartas ou jogos de tabuleiros, numa conversa descompromissada com o tempo em qualquer praça, realizando tricô ou cuidado dos netos, submissos à senilidade. A senilidade tem relação aos processos patológicos e deletérios (danosos) causados, mais cedo ou mais tarde, pela senescência. Mas hoje em dia, eles estão evoluindo junto com o tempo e com a sociedade. E, por conta dos cabelos grisalhos, receberam um novo nome, mais pomposo e adequado por tudo o que já realizaram: “Geração Prateada”. E não poderiam ter um nome mais adequado.
Múltiplos fatores contribuem para o aumento da longevidade das populações: melhorias ambientais, na infraestrutura, estilo de vida, conhecimento, orientação nutricional, tecnologia, avanços da medicina e até mesmo programas governamentais específicos para este grupo. Por tudo isso estão muito mais saudáveis e ativos em todos os aspectos da vida.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de idosos no país deve dobrar até 2042. Atualmente, existem no Brasil 28 milhões de idosos, em 2042 serão 57 milhões. Este “Tsunami Prateado” reflete diretamente na economia do país, pois surge um “novo” público, mais experiente e, por isso mesmo, com mudanças comportamentais importantes. São mais exigentes, desconfiados, seletivos e cuidadosos.
O estilo de vida deste público vem sofrendo transformações importantes, muitos não se entregam ao “cansaço da vida” e vivem a nova fase com muito mais alegria e disposição, aproveitando o tempo para novas descobertas e consumindo mais. Destacando o lazer, atividades físicas/exercícios físicos, cultura, moda, turismo, alimentação saudável, beleza e os nutricosméticos. A legislação brasileira considera como idosas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Portanto, os prateados são os idosos com 60 anos de idade ou mais que, por ano, já movimentam cerca de R$ 1,6 trilhão, número substancial na economia e que deve aumentar nos próximos anos, tendo em vista o envelhecimento da população. Hoje, a Geração Prateada, já é responsável por quase 20 % de todo o consumo no Brasil; público que representa um poder aquisitivo muito maior do que a do público jovem.
Mas é importante considerar que o envelhecimento não é uma questão apenas cronológica, como por lei, temos que suportar. É, sim, principalmente biológico e fisiológico. Lógico que o tempo influi, mas não é o fator determinante neste processo. Pessoas de menor idade, nesta população, já podem ter limitações importantes causadas pela senilidade. Que, além de ser genético, é influenciado por agentes/fatores externos e ainda pelo estilo de vida que se leva. Somente a idade cronológica não pode ser comparativo para a idade biológica/fisiológica. E a Geração Prateada vem mostrando, cada vez mais, exatamente isso.
No entanto, é claro, existe uma necessidade urgente de inovações e estratégias para trabalhar com este público. Uma geração que só aumenta e que quer se sentir como são: especiais. O conceito dos avós que só ficavam em casa e realizavam tarefas cotidianas quase não existe mais. A geração prateada vem com força para impulsionar novos conceitos mercadológicos. E estão chegando com muito mais disposição, energia e saúde. E com um lastro fundamental para a economia, mais tempo e dinheiro.
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -