Castramóvel de Fazenda Rio Grande encerra os atendimentos com meta atingida de 960 procedimentos

www.asemananews.com.br

Com as 960 castrações previstas já realizadas, o castramóvel de Fazenda Rio Grande acaba de encerrar as atividades do ano. Conquista da Prefeitura, adquirida por meio do Governo Federal, o espaço teve suas atividades iniciadas em 13 de agosto deste ano e o objetivo era a castração de cães e gatos, fêmeas e machos. Dos 960, 400 animais eram de famílias de Cadastro Único e, outros quase 400, animais de rua.

“Atendemos protetores, ONG’s, famílias do Cadastro Único, animais de rua, bem o segmento que precisava ser atendido. Mas tem muito a ser feito ainda. Temos em torno de 48 mil animais na Fazenda, então esse foi um pontapé inicial que a gente deu”, conta um dos responsáveis pelo castramóvel no município, o diretor de área Pedro Jomeke.

Segundo ele, para que o trabalho possa ter uma continuidade em 2021, é necessário o interesse da próxima gestão. “Graças a Deus deu tudo certo. Agora a gente espera que a próxima gestão tenha esse olhar e trabalhe bem firme nessa causa. Seria necessário um antedimento de 60 animais por dia, a semana toda, durante todo o mês, pra poder abaixar um pouco o público de pets no município”, afirma.

Os atendimentos, porém, segundo ele, seriam inicialmente para abaixar o número atual de animais, que infelizmente poderia aumentar devido aos constantes abandonos. Mesmo sabendo que é crime, Jomeke diz que muitas pessoas ainda não criaram essa consciência.

Como avaliação do projeto, Jomeke e o coordenador Lee dizem que estão felizes com o resultado, pois trata-se de saúde pública. “Ter dado início ao projeto castramóvel, é ter atendido ao anseio de toda população de Fazenda Rio Grande que sempre sonhou com as castrações, principalmente os protetores e cuidadores do nosso município, que cobravam alguma ação da administração. Hoje, após muita luta do nosso prefeito Márcio Wozniack e da nossa secretária municipal de Saúde Irani Santos, conseguimos transformar esse sonho em realidade”. Além deles, também atuou no castramóvel a Dra. Vanessa Corriço.

Além de uma forma de controle populacional de cães e gatos, sobretudo nas ruas do município, a castração tem diversos benefícios, tanto para fêmeas quanto machos. Entre eles, o aumento na expectativa de vida dos animais, a melhora no humor e consequentemente diminuição da agressividade, menor chance de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, cânceres e outros, menos fugas e, no caso de machos ainda bebês, evita o comportamento de demarcação de território.

- Anuncie Aqui -