Estudantes de Curitiba recebem cadernos complementares

www.asemananews.com.br
Foto: Valdecir Galor/SMCS

As famílias dos estudantes da rede municipal de ensino recebem, até o dia 17 de dezembro, cadernos complementares planejados pela equipe técnica dos Departamentos de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, elaborados a partir das videoaulas exibidas em novembro e dezembro. Os cadernos estão sendo entregues junto com os kits pedagógicos do mês de dezembro.

As aulas presenciais seguem suspensas nas unidades até o final deste ano letivo, em 18 de dezembro.

A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, explica que esses cadernos de atividades complementares apresentam uma sequência didática, envolvendo os componentes de Língua  Portuguesa e Matemática, com base no trabalho com títulos literários desenvolvidos nas videoaulas.

“O material tem uma função pedagógica muito importante. Ele vem complementar todas as propostas de atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo e irá subsidiar professores em suas análises e diagnóstico de cada criança e estudantes, para o planejamento do ano letivo de 2021”, esclarece a superintendente.

TV Escola Curitiba desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, disponibiliza o conteúdo curricular da rede municipal de ensino, e chega ao final do ano com 113 mil inscritos e 28,7 milhões de visualizações no canal do YouTube.

As aulas presenciais foram suspensas desde 23 de março, e desde então as crianças e estudantes têm acesso aos conteúdos por meio das videoaulas da TV Escola Curitiba e da realização de atividades pedagógicas, que são disponibilizadas nas unidades a cada 15 dias.

As aulas vão ao ar pela TV aberta, nos canais da Paraná Turismo, 9.2 UHF, ou Rede Massa (4.2).

É necessário antena para acessar o canal. O mesmo material fica disponível no YouTube, em playlists específicas por componente curricular.

São propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aos sábados, as aulas são com adequações metodológicas e intérprete de Libras.

Intensivo

Desde 30 de novembro e até 18 de dezembro, quando se encerra o ano letivo, estão sendo veiculadas videoaulas com intensivo de alfabetização de Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos que foram trabalhados ao longo deste ano letivo de 2020.

Na TV aberta, a programação especial vai ao ar depois da proposta da pré-escola (que passa para 45 minutos ao invés de uma hora e meia), das 12h45 até 13h30. E, de tarde, tem intensivo das 17h30 às 18h15 (o pré vai das 18h15 às 19h).

No YouTube, essas videoaulas estarão em arquivos à parte dos demais componentes curriculares, em playlist específica chamada “Intensivo”.

- Anuncie Aqui -