Prefeitura de Curitiba forma 148 adolescentes para o primeiro emprego

www.asemananews.com.br
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Depois de oito meses de atividades, oficinas e cursos, 148 adolescentes, se formaram no programa Formação para o Primeiro Emprego, nesta sexta-feira (11/12). Esta é a segunda turma do programa, que é desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS), desde 2018, com o objetivo de elevar a empregabilidade de adolescentes de 14 a 17 anos.

Por causa da pandemia da covid-19, o evento foi on-line. Ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, o prefeito Rafael Greca mandou uma mensagem para os adolescentes em um vídeo transmitido durante a formatura.

“Nós estamos aqui para mostrar a nossa alegria pela diplomação de vocês. Diplomados e capacitados pela FAS Trabalho, vocês estão agora habilitados a ter colocação no mercado de trabalho”, disse Greca.

“Quero que levem para as suas carreiras profissionais todo o carinho da Margarita – fundadora da FAS – e todo o orgulho do meu coração de prefeito de Curitiba. Seja essa nossa alegria por essa conquista o que vai movê-los para subir na vida, crescerem e com grande força se firmarem profissionalmente”, concluiu.

Parcerias importantes

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, agradeceu a participação de todos os parceiros e os convidou a continuar no programa, em especial ao presidente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Domingos Murta. “Nós – a Prefeitura de Curitiba, a FAS e o CIEE – trabalhamos para transformar a vida de milhares de famílias por meio da aprendizagem profissionalizante”, disse.

Vilaruel aproveitou para homenagear a primeira-dama, Margarita Sansone, por ter fundado a FAS, há 27 anos, e desde então implantado importantes programas que atendem pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em Curitiba.

Apoio

A ideia de criar o PPE surgiu em 2017 e teve como objetivo capacitar e colocar jovens no mercado de trabalho. O projeto ganhou o apoio do prefeito Rafael Greca, que determinou que os adolescentes fossem capacitados nos Liceus de Ofícios, no contraturno escolar.

“O programa deu tão certo que hoje as empresas contratam os jovens formados pelo Primeiro Emprego de forma natural, por saberem que eles estão preparados para entrar no mercado de trabalho”, lembrou Vilaruel.

Agradecimento

A formanda Bruna Santos Kieski, da regional Santa Felicidade, agradeceu a oportunidade de participar do programa. “Hoje é um dia muito especial em nossas vidas. Sabemos que o desafio está apenas começando, mas nos sentimos preparados para enfrentar os obstáculos graças ao apoio de vocês”, disse ela, durante uma homenagem aos gerentes regionais do PPE.

Participaram da formatura os parceiros do programa Domingos Murta, presidente do CIEE, Leandro Rafael Pinto, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Fábio Mendes, a orientadora de projetos especiais da Junior Achievement, Karina de Souza Ferreira, a consultora da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae, Nicole Marin, e o representante do Instituto Teen Coach, Fabrício Rodrigues.

Representando o município, participaram o superintendente do Trabalho e Emprego da FAS, Fernando Sztruk, a diretora de Qualificação para o Trabalho, Melissa Cristina Alves Ferreira, e a coordenadora de Promoção para o Mundo do Trabalho, Roberta Carnasciali dos Santos.

- Anuncie Aqui -