Curitiba é premiada por pioneirismo e inovação

www.asemananews.com.br
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Iniciativas de cidade inteligente, excelência do transporte público, pioneirismo de programas de Educação e Segurança Alimentar são algumas das ações que destacaram a capital paranaense no Brasil e no exterior. Em quatro anos a cidade se destacou em pelo menos 58 premiações, citações, participações em concursos e reconhecimentos diversos.

As transformações promovidas pelo Vale do Pinhão, o movimento para promover ações de cidade inteligente e levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade, garantiram vários desses reconhecimentos.

Em 2018, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, segundo o ranking da Connected Smart Cities. Em 2019, outro prêmio de smart city. Com o Vale do Pinhão, a capital conquistou o título de uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, ao ser finalista da categoria principal do World Smart City Awards 2019, maior premiação de cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha. Antes, em 2018, o projeto Horta do Chef já tinha sido finalista do prêmio espanhol.

Em 2020, a consagração: a cidade e o Vale do Pinhão foram vencedores do Wellbeing Cities Award (Prêmio Cidades de Bem-Estar), premiação do Canadá que reconhece iniciativas inovadoras de cidades inteligentes. A capital paranaense foi selecionada entre mais de 100 cidades de 30 países.

Além disso, em dois anos seguidos (2018 e 2019), Curitiba integra a lista das 21 cidades mais inteligentes do mundo do Intelligent Community Forum (ICF), ranking também formado por cidades como Filadélfia (EUA), Adelaide (Austrália) e Winnipeg (Canadá); e, em 2020, a capital figurou pela primeira vez no ranking Top 100 Ecossistemas Emergentes do mundo da plataforma internacional Startup Genome.

Em 2019, a Curitiba teve o seu pioneiro sistema de ônibus expressos incluído na lista dos 50 projetos mais influentes do mundo nos últimos 50 anos, segundo o ranking do Project Management Institute (PMI), dos Estados Unidos.

E ainda o Projeto do Polo da Poncã, desenvolvido por Curitiba para fortalecer a cadeia produtiva do fruto na Região Metropolitana, colocou a cidade entre as finalistas na área da Igualdade Social e Econômica do Milan Pact Awards 2019. No mesmo ano, a capital recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2019 pelo Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole).

Saúde inovadora

Com o aplicativo Saúde Já Curitiba, a capital foi vencedora, em 2018, do Latam Awards, premiação realizada no México com objetivo de destacar iniciativas de cidades inteligentes. O app já tinha garantido à Secretaria Municipal da Saúde, naquele ano, o título de campeã da Região Sul no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

No campo da atenção básica à população, por dois anos consecutivos (2018 e 2019), Curitiba garantiu o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria “Municípios acima de 500 mil Habitantes”.

Com as premiações a cidade se tornou tricampeã brasileira de saúde bucal. A primeira vitória havia sido em 2012.

Já o programa Anime, que prevê uma linha de cuidado para distúrbios músculo-esqueléticos, foi considerado uma das melhores experiências na Atenção Básica no país em 2019, assim como o “Uso de geoprocessamento na saúde do trabalhador para planejamento de pesquisa de ramos de atividades instalados no município de Curitiba e ocorrências de acidente de trabalho” foi reconhecido como uma das melhores experiências na área Vigilância em Saúde do país.  Os trabalhos foram premiados na 16ª edição da Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada durante o Conasems 2019.

Inovação e oportunidade

Uma premiação mundial de robótica consagrou a educação municipal em 2019. Estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru, conquistaram um lugar no pódio da First Lego League, competição internacional de robótica em Biblos, no Líbano.

Ainda na área da educação e de geração de oportunidades, o programa Linhas do Conhecimento e os coworkings públicos Worktibas foram vencedores, em 2019, do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável nas categorias Empreendedorismo Educacional e Social, respectivamente.  Os coworkings curitibanos também foram certificados, naquele ano, no 10° Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 que selecionou 118 iniciativas brasileiras e cinco da América Latina e do Caribe.

Somado a isso, o projeto de reaproveitamento de móveis de pallets para os Worktibas – desenvolvido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) – foi eleito um dos campeões do 26° Prêmio Expressão de Ecologia (na Categoria Reciclagem) de 2019, considerada a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país.

No Congresso Sesi ODS 2019, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Imap recebeu menção honrosa na Categoria Poder Público Municipal com o Fala Curitiba – Programa de Consulta Pública Municipal e o Selo Sesi ODS com o Worktiba.

Formando campeões

Em 2019, atletas curitibanos apoiados pelo Programa de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura, conquistaram nove de medalhas nos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru. Além disso, nos Jogos Parapan-Americanos, também em Lima, cinco paratletas de Curitiba, apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, receberam 6 medalhas, sendo três ouros, uma prata e duas bronzes.

No Equador, Curitiba subiu no lugar mais alto do pódio no Campeonato Sul-Americano de Canoagem disputado em 2019. A medalha de ouro, categoria sub14 feminino, foi conquistada por uma atleta incentivada da Prefeitura de Curitiba por meio do Programa de Incentivo ao Esporte.

Ainda na área desportiva, em 2019, Curitiba sagrou-se Octacampeã Geral dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) e tetracampeã geral dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups).

Previdência

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) conquistou, pela primeira vez, certificação do Pró-Gestão RPPS, o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

A certificação confere ao IPMC, a condição de Investidor Qualificado, conforme regras do Conselho Monetário Nacional.

 

Principais premiações, reconhecimentos e participações

TRANSPORTE
BRT curitibano na lista dos 50 projetos mais influentes do mundo em 2019.

SEGURANÇA ALIMENTAR
Horta do Chef foi finalista, na categoria Ambiente Urbano, do World Smart City Awards 2018.
Agricultura urbana conquista 2º lugar no Prêmio ODS Brasil em 2018.
Projeto do Polo da Poncã é finalista do Milan Pact Awards 2019.

MEIO AMBIENTE/SUSTENTABILIDADE
Melhor capital em saneamento básico do país pelo ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) 2018.
Melhor capital em saneamento básico do país pelo ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) 2019.
Prêmio Cidade Pró-Catador 2018.
Conferência Internacional premia projeto de Curitiba em 2018.
Primeiro lugar do Prêmio Copel de Sustentabilidade 2018.
Cidade Amiga dos Animais. Curitiba ficou entre as 10 cidades com melhor política de proteção animal no mundo (em 2019, ranking divulgado em 2020), segundo a World Animal Protection, com destaque para o controle populacional de cães e gatos.

SAÚDE
Saúde Já vence o Latam Awards 2018 (México) e é campeão da Região Sul do Conasems 2019.
Curitiba vence Prêmio Regional de Saúde Bucal em 2018 e 2019.
Programa Anime e Geoprocessamento na saúde são premiados na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS 2019.
Certificação da eliminação vertical de HIV da Mãe para o Filho do Ministério da Saúde.

CULTURA
Bienal Internacional de Curitiba vence prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte em 2018.

INCLUSÃO
Bloomberg apoia e patrocina projeto de transporte inclusivo em 2018.
Viva Inclusão premia iniciativas inovadoras para pessoas com deficiência em 2018.

INOVAÇÃO E CIDADES INTELIGENTES
Curitiba conquista o primeiro lugar no ranking da Connected Smart Cities 2018.
Curitiba integra o ranking das 21 cidades inteligente do Intelligent Community Forum (ICF) 2018.
Primeira capital brasileira a integrar o programa mundial City Possible em 2018.
Curitiba é uma das seis cidades mais inteligentes do mundo do World Smart City Awards 2019.
Curitiba integra o ranking das 21 cidades inteligente do Intelligent Community Forum (ICF) 2019.
Vale do Pinhão é finalista do Latam Smart City Awards 2019 (México).
Worktibas vencem os prêmios Ozires Silva e Expressão de Ecologia (na Categoria Reciclagem), em 2019.
Fala Curitiba recebe menção honrosa do Congresso Sesi ODS 2019.
Worktibas conquistam Selo Sesi ODS no Congresso Sesi ODS 2019.
Worktibas foram certificados pelo 10° Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019.
Fala Curitiba entre os ganhadores do Prêmio Projetos Inovadores 2019.
Curitiba conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2019 com o Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da RMC (Pró-Metrópole).
Curitiba figurou pela primeira vez no ranking Top 100 Ecossistemas Emergentes do mundo do Startup Genome em 2020.
Curitiba vence o Wellbeing Cities Award 2020  (Prêmio Cidades de Bem-Estar 2020).

EDUCAÇÃO
Prêmio ODS 2018.
Linhas do Conhecimento ganha prêmio de sustentabilidade em 2018.
Farol do Saber e Inovação participa de Programa nos EUA em 2018.
Programa de Educação Municipal é destaque no Prêmio Ozires Silva em 2018.
Educação conquista Selo Unesco em 2018.
Educação participa da Olimpíada de Matemática em 2018.
Educação recebe prêmio Sesi ODS em 2018.
Educação participa de Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2018.
Educação participa de Olimpíada Brasileira de Robótica em 2018.
Alimentação Escolar 2018.
Prêmio MPT na Escola 2018.
Prêmio Professores do Brasil 2018 (destaque estadual).
Finalista do First Lego League com a Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva em 2019.
Linha do Conhecimento vence o Prêmio Ozires Silva em 2019.

ESPORTE
Curitiba é tricampeã dos Jogos da Juventude (2018).
Curitiba conquista ouro e bronze no Brasileiro de Ciclismo em 2018.
Curitiba conquista pela oitava vez o título de campeã-geral dos Parajaps em 2019.
Curitiba é tetracampeão dos Jogos da Juventude (2019).
Paratletas incentivados ganham dez medalhas no Parapan-Americano de Lima em 2019.
Atleta incentivada pela Prefeitura ganha ouro no Sul-Americano de Canoagem.

PREVIDÊNCIA
IPMC conquista certificado Pró-Gestão em 2019.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
FAS recebe cinco selos Sesi ODS 2018 pelos programas Liceus de Ofícios, Mobiliza, FAS Aprendiz e o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

- Anuncie Aqui -