Um dia a mais

Foto: Reprodução

Por César Graça

Em tempo de crises as coisas acontecem muito rápido. Os dias voam. É difícil ficar ao par do que está ocorrendo. Estamos envolvidos numa correnteza de eventos. Sobreviver já é muito. Mas é preciso ir além. É preciso não perder a consciência do tempo, das transformações, do aprendizado, da direção das coisas, do momento presente. O aprendizado se acelera. O tempo se acelera. É preciso alcançar a direção das transformações, participar ativamente da direção e influenciar. Aprender a construir o novo neste novo domínio. Ser um agente das transformações.

Cada dia tem o seu significado. O seu aprendizado. A sua realização. A cada momento, estamos nos transformando. É na realização dessa transformação que crescemos. Tudo é aprendizado, oportunidade, realização.

É preciso alongar o olhar e ver além. Além do dia a dia, das tempestades, das crises, do cansaço. As tarefas se transformam em descobertas. A vida desabrochando em outro lugar. É uma metamorfose contínua em todo lugar, em todos os espaços, em todas as dimensões. Aprender a voar no mundo interior das descobertas, do aprendizado, da felicidade de ser inovador, descobridor.

O momento é de transformações qualitativas. Aquelas que são profundas, mexem com a estrutura do ser. São raras, mostram um novo caminho da existência do ser humano. O processo de comunicação se ampliou profundamente com a massificação da comunicação. Tudo se comunica com tudo rapidamente. As redes sociais são um exemplo desse novo momento, movimento. Nada está mais contido nas velhas dimensões. São novas experiências acontecendo em novas realidades. É preciso aprender a viver o novo.

A dispersão do vírus foi muito rápida. Em poucas semanas o mundo inteiro estava contaminado. As quarentenas, as restrições de viagens, de deslocamentos, tudo foi inútil. As pessoas não acreditavam nas mídias. Era preciso sofrer o impacto da contaminação para acreditar, para se modificar.

O descrédito das lideranças políticas é total. Sinal de uma grande renovação. As pessoas procuram algo para acreditar. A insegurança é ampla. Atinge a todos. Novas ideias nascerão para tentar explicar os novos tempos. As mídias tradicionais estão desacreditadas. As redes sociais são o novo canal de comunicação. O contraditório impera. As pessoas precisam pensar, avaliar, refletir e se comunicar. A comunicação agora é um processo coletivo em todas as direções. A comunicação interna e externa. São dois mundos que devemos aprender a conviver: o exterior e o interior.

Até a natureza se renova. Os vírus vão se acelerar. As mutações vão ocorrer com maior velocidade. Os laboratórios de pesquisa vão se adaptar aos novos tempos. A Ciência vai crescer. Se renovar. Ampliar a sua base. O ensino vai se renovar e atingir a todos. A escola vai renascer.

Nada será como antes. O novo vai se impor. Estamos a um passo de grandes transformações. Elas são naturais, fazem parte do ciclo da vida. Tudo está em contínua mutação. Estamos vivendo um ponto de inflexão.

É difícil aprender a conviver com as mudanças contínuas em aceleração. É um outro estágio do conhecimento, do pensamento. Tudo em contínua transformação. Referências fixas não mais existem. Era só uma construção da nossa imaginação. A realidade é bem diferente. É maior que a nossa imaginação. É difícil aprender a conviver com essa limitação.

O mundo é plástico. A realidade líquida. O pensamento gasoso. Tudo que é sólido se desmancha no ar. Tudo se renova a cada instante. Para acompanhar é preciso se renovar. Se redescobrir no mundo interior do espírito.

As instituições que se baseiam na imobilidade vão fenecer. Novas, muito mais flexíveis, vão nascer. Nada vai ficar de pé. Até as fundações vão mudar. O poder, o dinheiro, o interesse vão trocar de mãos. Uma nova realidade vai se impor. Os valores morais serão a nova base. Novas estruturas vão ser construídas. Mais duradouras, também transitórias, mas de ciclo mais longo. A renovação vai ser total. Passo a passo uma nova realidade vai se impor. Muitos não conseguirão se adaptar. Precisarão mudar de lugar. Novos postos, novas pessoas, nova realidade. Um novo ar vai ocupar todos os espaços. Tempestades são necessárias. Fazem parte do ciclo destruição-construção. Depois da noite vem a aurora. As primeiras luzes são fracas, tênues. Mas aos poucos o novo dia chega, tudo se renova. Um novo sol atinge a todos. As sombras desaparecem. A nova luz penetra e reflete em tudo. O ser se ilumina, se aquece e reflete uma nova luz.

- Anuncie Aqui -