Conheça os 3 maiores erros da gestão financeira

Foto: Reprodução

Conhecer um pouco sobre finanças pode ser um grande diferencial na hora de cuidar de sua gestão financeira. E isso não se trata sobre saber o que é cheque nominal ou algo do tipo, mas sim de fazer escolhas mais assertivas ao gastar seu dinheiro.

No texto de hoje você conhece quais são os três maiores erros cometidos durante a gestão financeira, aprende como identificá-los e também como preveni-los. Aproveite e boa leitura!

Os três maiores erros da gestão financeira

Erros humanos são comuns em todas as áreas existentes. O ser humano por si só precisa do erro, para que assim possa aprender, crescer e aumentar a chance de experiências futuras darem certo

O erro faz parte do processo de aprendizagem de nossas vidas, sendo uma etapa essencial para que nos tornemos ainda mais capazes de realizar as atividades a qual fomos designados.

Ainda sim, este precisa ser evitado. Por mais que se trate de uma parte de nós, é preciso fazer tudo que está ao alcance para evitar que erros ocorram. Seja na vida pessoal ou profissional.

Logo, estar ciente sobre quais podem ocorrer nesta área o deixará atento para eventuais oportunidades em que estes irão acontecer. Estar precavido é o primeiro passo para lidar com a adversidade. A começar por:

Erros da gestão financeira: confusão das finanças

Este pode ser tido como um dos erros mais tradicionais existentes dentro da gestão financeira. Confusão entre as finanças pessoais e jurídicas acontece com tanta frequência que pode parecer até mesmo teimosia.

Isto ocorre pelo fato de que poucos realmente procuram se informar e entender a gravidade que esta situação é capaz de colocar a vida de todos os outros. Situação essa que não deve ser subestimada.

A junção destas diferentes dívidas pode ocasionar em problemas futuros que poderiam ser evitados. Perder uma conta ou simplesmente esquecer de pagar esta porque estavam juntas será a menor consequência.

Além disso, é problemático pelo fato de que atrapalha tanto a vida pessoal, visto que, em muitos casos, o dono de um negócio se verá na necessidade de mover o seu próprio dinheiro para a empresa, quanto na profissional, onde irá ocorrer o inverso.

Tal ato acaba por destruir o balanço do fluxo de caixa, tornando as contas mais difíceis de serem calculadas, ocasionando um grande prejuízo em ambas as partes da vida do indivíduo.

Erros da gestão financeira: Não projetar o fluxo de caixa

Gastos e obrigações não ocorrem ou aparecem em um único dia. Estas o acompanharão por anos até que sejam quitadas, tendo a necessidade de serem pagas antes que possam complicar o nome de uma marca.

É vital para qualquer entidade que esteja ativa no mercado possuir, projetar e controlar o seu fluxo de caixa. Sem este, é impossível saber a situação em que a empresa se encontra.

Este mostra, em primeira mão, os lucros ou prejuízos que o empreendimento está sofrendo, e será a partir destes dados que o empreendedor junto a sua equipe será capaz de procurar soluções para que a empresa volte a crescer.

Ao possuir controle sobre seu fluxo de caixa, é possível também para a corporação realizar projeções e criar expectativas a longo prazo, estabelecendo metas e objetivos mais concretos e de acordo com a realidade da marca.

Desta forma, o dinheiro da empresa não será gastos com itens nada necessários como agendas e canetas personalizadas, cartão vale presente etc..

Erros da gestão financeira: não possuir conhecimento da entidade

Sem o conhecimento sobre os rendimentos angariados pelo próprio empreendimento, fica difícil que seu dono entenda o que deve ser pago, o que precisa ser resolvido e outras situações que irão demandar recurso monetário.

Ou seja, é como se o mesmo estivesse cego e surdo em relação a própria empresa. Como se este nunca tenha estado presente nesta, sem entender qualquer coisa que esteja a acontecer.

Indo um pouco além, isto também pode impactar diretamente a equipe. Quando o dono de negócio não entende o quanto lucra, tal dado irá afetar o pagamento dos colaboradores que atuam dentro da empresa.

Além disso, investir nesta é impossível, seja em qualquer campo que for. Para a pessoa que está no comando, a ausência de informação pode ser interpretada como se tudo estivesse ocorrendo em seus conformes.

Claro que isto depende do perfil da liderança. Entretanto, não é incomum ver pessoas que lideram empresas que sequer conhecem o mínimo do operacional, sem entender quais são as reais necessidades do empreendimento.

A gestão financeira deve ser levada a sério

Estes três erros comuns citados são alguns dos vários que podem ocorrer por culpa de uma péssima gestão financeira. Logo, estar atento a estes detalhes não irá lhe salvar de todas possíveis adversidades, mas o deixará pronto para agir na grande maioria destas.

- Anuncie Aqui -