Na Matriz, Auto de Gratidão abre programação inclusiva das administrações regionais de Curitiba

www.asemananews.com.br
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Rua da Cidadania da Matriz abriu, nesta segunda-feira (22/11), a programação de Natal nas Administrações Regionais. O prefeito Rafael Greca participou do evento, que foi marcado pela encenação do Auto de Gratidão pelo Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, um espetáculo que emocionou o público e teve a participação da Banda Lyra Curitibana.

Apresentado segundo uma leitura feita pela cultura popular brasileira, o espetáculo tem tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e poderá ser visto em mais sete Ruas da Cidadania e, na CIC, no Parque dos Tropeiros. O elenco, como o público, usava máscara. Veja a programação abaixo.

“É tempo de celebrar o Natal dentro de nós, agora e todos os dias, e agradecer pelo nascimento de Jesus e os ensinamentos de bondade, fraternidade e sabedoria que ele nos trouxe”, disse o Prefeito.

Crianças e adultos na plateia

O espetáculo de estreia foi aplaudido pelas autoridades e por cerca de 150 crianças de duas escolas municipais do bairro Prado Velho: Noely Simone de Ávila e Vila Torres, que em breve se chamará Escola Municipal Engenheiros Rebouças.

“Será a nossa homenagem aos engenheiros negros responsáveis pelos projetos da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá e do sistema de abastecimento de água da cidade”, explicou Greca.

Frequentadores do Mercado Central da Rua da Cidadania da Matriz também assistiram ao espetáculo.

Papai Noel

Em nome de todos os estudantes, as alunas Samya Paola Pereira da Silva e Emily Vitória Gonçalves receberam presentes de Greca. Os demais foram entregues pelo Papai Noel.

“Vou abrir a caixa de presente na escola, como as professoras disseram que é pra gente fazer, mas quero pedir um especial para o Papai Noel”, disse Yasmin Vitória Souza Coutinho, que está no 5º ano da Escola Noely Ávila. Ela contou que quer um par de patins e espera que o velhinho de barba branca ajude sua mãe a atender seu desejo.

Usando gorros de Papai Noel, as crianças também participaram da programação, cantando em coro a música Vem que Está Chegando o Natal, de Aline Barros.

Clima de Natal por toda a cidade

Para celebrar a data, as Ruas da Cidadania foram decoradas com árvores de Natal de 6,5 metros e, pendentes do teto, rosáceas com motivos feitos a partir da figura do pinhão – fruto símbolo do Paraná.

A Rua da Cidadania da Matriz ganhou três árvores. Uma está montada do interior do espaço, com a base decorada com flores de espírito santo (também conhecidas como flores de Natal ou flor de papagaio). As outras duas podem ser vistas na parte externa, no acesso pela Praça Rui Barbosa.

Presenças

Participaram do evento os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação), Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional) e Emílio Trautwein (Esporte), além dos presidentes da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, da Fundação de Ação Social, Fabiano Vilaruel, do Icac (Instituto Curitiba de Arte e Cultura), Marino Galvão Júnior, da Companhia de Habitação Popular, José Lupion Neto, e do Turismo, Tatiana Turra.

Os assessores do Gabinete do Prefeito, Cibele Dias, e de Articulação Política, Lucas Navarro; e os administradores regionais Rafaela Lupion (Matriz), Narciso Doro Júnior (Cajuru) e Simone Lima (Santa Felicidade) também compareceram.

Pela Câmara Municipal, compareceram os vereadores Tico Kuzma (presidente), Alexandre Leprevost, Mauro Bobato e Márcio Barros.

Serviço: atrações natalinas nas regionais

Auto de Natal
Sempre às 15h

23/11 – Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2150, esquina com a Rua Professor Nivaldo Braga)
24/11 – Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – Cidade Industrial)
25/11 – Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, ao lado do terminal de ônibus do bairro)
26/11 – Rua da Cidadania do Portão (Rua Carlos Klemtz, 1700, ao lado do Terminal Fazendinha)
1/12 – Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno s/nº, esquina com a Rua Pres. João Goulart, Tatuquara)
2/12 – Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430, junto à Praça Nossa Senhora do Carmo e ao Terminal do Carmo)
3/12 – Rua da Cidadania do Boa Vista (Avenida Paraná, 3600, Boa Vista)
7/12 – Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033, ao lado do Terminal do Pinheirinho)

Cantata de Natal
Às 19h30

10/12 – Rua da Cidadania do Bairro Novo (Tijucas do Sul, 1700, Sitio Cercado)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começou no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

- Anuncie Aqui -