Abertura do Caminho de Luz do Parque Barigui encanta famílias em Curitiba

Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Caminho de Luz Copel Telecom foi aceso pela primeira vez ao cair da noite desta terça-feira (23/11), abrindo a temporada natalina em um dos parques mais frequentados pelos curitibanos, o Barigui. A atração foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca.

“Este é o Natal da gratidão e temos o prazer de presentear a população com uma grande programação com o apoio dos nossos patrocinadores. A Copel Telecom, a grande empresa de tecnologia sediada em Curitiba, é quem patrocina esse lindo Caminho de Luz”, disse Greca.

Considerado um dos grandes sucessos da temporada de 2020, o circuito natalino de carro (drive-thru) no Parque Barigui, acontece até o dia 30/12.

“É um Natal bastante simbólico para todos nós, depois de quase dois anos tão difíceis, a gente está muito feliz de estar junto da Prefeitura apoiando. A gente sabe que é o Natal mais lindo do Brasil, então é motivo de muita alegria e satisfação para nós da Copel Telecom”, comentou Wendel Alexandre Paes Andrade de Oliveira, presidente da Copel Telecom.

O prefeito e o presidente da Copel Telecom fizeram o Caminho de Luz a bordo de um Chevrolet Bel Air Coupé, fabricado em 1952, do empresário e colecionador de carros Luiz Antônio Folador, que os conduziu pelo percursso.

Expectativa e espírito de Natal

Os carros já aguardavam no portal de acesso, com entrada pela BR-277, para fazer o percurso de 1,5km que vai até a Rua Cândido Hartmann. Atrações como a Banda de Noéis, a Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e o Santo Presépio encantam crianças e adultos. O circuito ainda tem túneis de luz e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que este ano tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi.

O “avô coruja” e empresário Valdeci Bergantin chegou cedo com a família e foi um dos primeiros na fila. Ele levou a filha com os netos Sofia, 5 anos, Tomas, 3 e Maria Cecília, que completa um ano próximo ao Natal.

“A gente quer encantar as crianças, o Natal é para todo mundo, adultos e crianças. E Curitiba está de parabéns, tem muitas programações e a gente está muito feliz”, comenta Bergantin.

Quem também aguardava ansioso para conhecer o caminho era o ferroviário Emerson da Silva Oliveira, acompanhado da esposa e duas filhas, uma de 8 anos e uma de 1 ano e 11 meses. “A gente quer mostrar para as crianças o espírito do Natal e aproveitar o passeio em família”, conta Oliveira.

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui

ESTAÇÃO 1
Portal de boas-vindas
Hora de direcionar a câmera do smartphone para o QRcode do folder do programa do espetáculo entregue na chegada.

ESTAÇÃO 2
Grande coral dos anjos
Em telas gigantes de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitura de Curitiba vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 3
Túnel de luz
O circuito terá túnel de luz ricamente ornamentado para mais fotos inesquecíveis.

ESTAÇÃO 4
Presentes encantados
Atores caracterizados como cupcakes, Papai Noel e demais ícones natalinos promovem uma interação com os visitantes.

ESTAÇÃO 5
Conexão Copel Telecom
É a estação de realidade aumentada do circuito, onde o visitante consegue vivenciar a experiência com integração de elementos virtuais a visualizações do cenário real do circuito.

ESTAÇÃO 6
Casa de fibra óptica do Papai Noel
Abaixe o volume do celular e divirta-se nessa animada estação, decorada com vários símbolos do Natal (bolas, pacotes de presentes e bengalas), que reúne músicos caracterizados de Papai Noel para interpretar canções como White Christmas e um pot-pourri natalino.

ESTAÇÃO 7
Portal da gratidão
Um grande portal com um anjo ilustrado com letras formando a palavra gratidão é a passagem para iniciar as intervenções com os artistas. É a partir do portal que o visitante tem acesso a toda religiosidade e tradição do Natal.

ESTAÇÃO 8
Anjo da celebração e pastores
Uma escultura com movimento de 8 metros de altura retrata o personagem bíblico que leva a grande notícia de que Cristo nasceu. O cenário ainda traz pastores (esculturas em tamanho natural) que recebem do Anjo Gabriel a notícia de que Jesus nasceu.

ESTAÇÃO 9
Bosque de Luz e Sombras
Iluminação e imagens cênicas se espalham pelo verde do bosque da Alameda Ecológica Burle Marx preparando o público para as próximas estações que celebram a chegada de Jesus.

ESTAÇÃO 10
Anunciação, Maria visitando Isabel
Atores encenam o momento em que o Anjo Gabriel surge à Maria e lhe dá a grande notícia de que ela será a mãe de Jesus, filho de Deus. Ainda durante a encenação, os atores interpretam a passagem em que Maria visita sua prima Isabel e dividem suas missões santas. Isabel era estéril e, por milagre, também deu à luz.

ESTAÇÃO 11
Santo Presépio
A encenação do Presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 12
Árvore de Natal de Natal Copel Telecom
Chegamos ao fim do Caminho de Luz Copel Telecom, já na Rua Cândido Hartmann, com a árvore natalina de 18 metros toda iluminada com 50 mil microlâmpadas de LED e com laços gigantes.

Como chegar

Para fazer o circuito do Barigui de carro, é preciso agendamento on-line. São três sessões diárias (19h, 20h e 21h), de terça a domingo, com capacidade para 330 carros por hora. A atração vai até 30 de dezembr e não ocorrerá apenas nos dias 24 e 25 de dezembro.

O agendamento é realizado de acordo com os lotes de ingressos. O período até o dia 12 de dezembro já está esgotado. Quem não conseguiu agendar terá nova oportunidade, com novo lote que será anunciado em breve.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e áudio poderá ser baixado pelo QR Code impresso no folder do espetáculo, que será entregue no estacionamento da BR-277. Também haverá opção em libras ao baixar. Não será possível sair dos veículos para fazer fotos ou filmar.

É proibido fazer o circuito por onde passam os carros a pé, de bicicleta ou de moto. Durante o período das apresentações, a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Quem não quiser ir de carro poderá aproveitar a experiência natalina no Barigui com a linha especial de ônibus, que não exige agendameto prévio. A linha começa a funcionar nesta quarta-feira (24/11), a partir das 19h, e terá ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira. O ônibus percorrerá os 1,5 km de programação dentro do parque e voltará para terminal. A linha terá uma frequência de 15 em 15 minutos. Só serão permitidos passageiros com máscara.Presenças

Também participaram da celebração os presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, do Instituto de Cultura e Arte de Curitiba (Icac), Marino Galvão Junior, e da Agência Curitiba, Cristina Alessi; o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kusma; os vereadores Pier Petruzziello, Herivelto Oliveira, Alexandre Leprevost, Sargento Tânia Guerreiro, Marcio Barros e Nori Seto (PP),  além de gestores municipais e empresários.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Loterias Caixa/Governo Federal, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

- Anuncie Aqui -