Como aproveitar bem o 13° salário?

Foto: Reprodução

Por Jean Souza

Compartilharemos com o amigo leitor algumas dicas de como fazer um bom uso do 13° sálario. Vale lembrar que nor- malmente são os funcionários de carteira assinada que tem esse benefício, bem como aposentados e pensionistas.
Esse é um momento muito aguardado por quase todos que tem esse direito assegurado, alguns usam essa grana extra para fazer uma viajem, outros usam para comprar os presentes de natal e tem aqueles preferem quitar algumas dívidas. Mas afinal de contas, como eu posso melhor aproveitar esse salário a mais?
A primeira coisa a ser feita quando esse dinheiro chega em mãos é, se você tem dívidas, quitar todas elas, porque não é nada inteligente sair gastando esse dinheiro se você acumula algumas continhas atrasadas. Nada melhor que entrar um novo ano com o nome limpo e a consciência tranquila. Procure quitar as dívidas do cartão de crédito e cheque especial (são eles que detém do maior juro) e, se o seu nome está negativado, o Serasa está com o feirão limpa nome com descontos de até 90% do valor da dívida.
Se você é uma pessoa que mantem as suas contas em dia, uma alternativa é aproveitar esse dinheiro para criar um fundo de emergência. Estamos vivendo um período pandêmico e quem tinha um fundo de emergência enfrentou com mais tranquilidade esse momento de crise e desemprego. Esse fundo de emergência precisa estar bem aplicado, porque dinheiro mal aplicado é sinônimo de desvalorização e perdas. O ideal é que a reserva financeira deva ficar em investimentos que tenham alta liquidez, baixo risco e uma rentabilidade modesta. As opções mais seguras são: o Tesouro Selic, CDBs de liquidez diária e fundos de renda fixa. Também existem as contas em banco digitais que rendem, como a Nubank, Picpay entre outras, mas é preciso serem usadas com cuidado.
Digamos que você já é alguém prevenido com um fundo de emergência, então devo alertar você que logo após o ano novo, vem as despesas típicas de começo de ano, como: IPVA, IPTU e material escolar das crianças. Por isso, é uma boa ideia guardar o 13° salário para essas despesas.
Agora, se você é uma pessoa super organizada e quer usar o 13° para comprar os presentes de natal, então pesquise bem os produtos. Um mesmo produto pode sofrer variações de preço em lugares diferentes, logo, vale a pena pesquisar antes de sair gastando. Temos também nesse período a Black Friday que trazem descontos imperdíveis.
Lembre-se, o 13° não é um presente que o seu patrão ou que o governo está te dando, você trabalhou para receber isso, então tenha consciência, sabedoria e responsabilidade na hora de usá-lo!

- Anuncie Aqui -