O hormônio do Humor: Serotonina

Foto: Reprodução

23Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Na matéria anterior a informação foi sobre a ocitocina, o hormônio do amor. Desta vez abordaremos esta importante substância da bioquímica corporal que faz parte do quarteto fantástico da felicidade (ocitocina, dopamina, endorfina e serotonina), a Serotonina. Lembrando que todos eles estão relacionados diretamente com a nossa saúde e qualidade de vida.

A serotonina é um neurotransmissor produzido no tronco encefálico, no núcleo da rafe – que são agregados neuronais divididos em pares ao longo do tronco cerebral e cumprem funções vitais relacionadas à resposta a estímulos, ao sono e à vigília. A mais importante e conhecida função destes núcleos, no entanto, é a liberação da serotonina. E, por incrível que pareça, a serotonina é também produzida no intestino. Sabe-se, hoje, que 90% desta substância, tem origem neste órgão.  Incrível, né?

Saiba mais sobre isso aqui >> https://asemananews.com.br/2021/02/26/conexao-cerebro-intestino/ e aqui >>> https://asemananews.com.br/2021/03/19/relacao-intestino-e-depressao/

Os neurotransmissores representam os mensageiros do cérebro. Eles são substâncias químicas que permitem que os neurônios passem sinais ou informações entre si e/ou para outras células e órgãos do corpo, para que elas reajam especificamente a determinados estímulos (internos ou externos), o que os torna importantíssimos em diferentes funções vitais para o perfeito funcionamento dos inúmeros sistemas corporais (cardiovascular, respiratório, muscular, esquelético, endócrino, neural, digestório, reprodutor, imunológico, etc.). Há muitas funções e muitos neurotransmissores para diferentes estímulos.

A Serotonina foi descoberta em meados do século XX, pelo farmacologista e químico italiano italiano Vittorio Erspamer (1909-1999).  Desde então, a serotonina é um dos neurotransmissores mais estudados. E alguns deles mostram que as emoções negativas estão diretamente relacionadas ao aumento dos casos de depressão, enquanto a felicidade reduz a incidência de doenças mentais e emocionais. Pensar em levar uma vida positiva é mesmo uma questão de saúde. E ter essa substância em equilíbrio é fundamental para uma vida feliz e bem disposta.

Entre suas inúmeras funções está a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo. Quando essa substância está desregulada no corpo, pode levar a diversos problemas, por exemplo: diminuição da concentração, estresse, ansiedade, cansaço, insônia, depressão, enxaqueca, e em alguns casos, a esquizofrenia. Portanto, ela tem uma participação essencial na estabilidade emocional, sendo capaz de regular o humor. E quando uma pessoa está estressada e mal humorada, é muito provável que o seu nível de serotonina esteja baixo. Desta maneira é muito importante que a serotonina aja adequadamente no nosso corpo e algumas medidas importantes e fáceis de serem incluídas no nosso dia-a-dia, podem fazer toda a diferença. Por exemplo, praticar exercícios físicos regularmente, tomar sol, consumir alimentos ricos em triptofano (aminoácido essencial associado a produção da serotonina), vitaminas do complexo B, cálcio, carboidratos e magnésio: abacaxi, banana, kiwi, legumes, tomate, alimentos integrais, carnes magras, peixes, chocolate amargo, vinho tinto, amendoim, nozes, aveia, ervilha, feijão, castanha, leites e derivados, são algumas sugestões. Mas um bom nutricionista poderá te orientar com maior assertividade.

Portanto, fique ligado e confira alguns sinais de alerta que pode indicar que sua serotonina está baixa:

  • Cansaço e falta de energia;
  • Mau humor e impaciência. Esse é de longe o sintoma característico da falta de serotonina, principalmente durante a manhã;
  • Sonolência durante o dia, já que a serotonina baixa desregula o sono, desencadeando a insônia;
  • Alteração do desejo sexual;
  • Dificuldade de aprendizado;
  • Problemas de concentração;
  • Lapsos de memória;
  • Irritabilidade;
  • Distúrbio alimentar, aumentando a vontade de comer toda hora, sobretudo doces.

Uma forma muito saudável de aumentar a serotonina é começar a praticar a meditação. Busque incluir isso no seu dia a dia. Meditar ajuda a elevar os níveis, além de diminuir o estresse e a produção de cortisol. E procure se exercitar mais ao ar livre, estar em contato com a natureza, aproveitando os dias de sol, também. Afinal, banhos de sol são importantes para manter o bom humor e espantar sinais depressivos. Desta forma, o indicado é que se exponha ao sol de 10 a 15 minutos por dia e, neste momento – se você não tem nenhum problema de pele -, esteja sem o bloqueador solar (que inibe a radiação necessária para a ativação da vitamina D), de preferência antes das 11 horas. Exercícios com características mais aeróbias são os mais vantajosos para elevar a Serotonina, tais como: Caminhar, Corrida leve, Pedalar, Nadar e Dançar.

Ter uma vida positiva, uma vida feliz, também é um processo biológico. Não descuide dele!

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -