Por que o Exercício Físico?

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Manter o corpo em movimento é fundamental para uma boa qualidade de vida, prevenir doenças e ter um bom estado de saúde física e mental. O exercício físico é uma modalidade especializada e programada de qualquer movimento corporal.  Qualquer MOVIMENTO que tenha como propósito o aprimoramento de alguma capacidade fisiológica, metabólica, estrutural, cognitiva, psicológica, social e estética, que seja orientado sobre a modalidade, a frequência, o gasto calórico, a intensidade, a duração e a progressão, pode ser classificado como EXERCÍCIO CORPORAL.  Justamente por isso e por requerer uma elaboração individual de acordo com as condições passadas (histórico) e atuais de quem pratica, ele se diferencia de Atividades Físicas. Estas já podem ser qualquer tipo de movimento corporal não planejado e /ou estruturando, inclusive aquelas da vida diária, como limpar a casa, cuidar do jardim, lavar o carro, passar roupas, fazer compras, subir uma escada, caminhar pela rua, etc. Para saber mais sobre as diferenças entre exercício físico e atividade física leia aqui >> (https://asemananews.com.br/2020/06/19/atividade-fisica-ou-exercicio-fisico/).

Essa condição de planejamento e organização dos movimentos faz uma enorme diferença para quem busca resultados mais eficazes e seguros em qualquer objetivo ou necessidade. Especialmente para aqueles que já tenham algum problema de saúde: seja de origem patológica, genética, ortopédica, metabólica, neurológica, endócrina, psicológica ou qualquer outro distúrbio. E o profissional responsável por essa organização dos exercícios físicos não é o médico, não é o fisioterapeuta, não é o psicólogo, não é o nutricionista… É o PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

“Qualquer movimento é melhor do que nenhum.” É o que dizem! Contudo devemos ter em mente que nem todo movimento corporal pode ser indicado para um ou outro indivíduo num dado momento. Existem situações particulares e individuais que alguns movimentos ou gestos corporais podem agravar determinados desequilíbrios musculares, posturais ou de força. Isso, com o passar do tempo, pode contribuir decisivamente em alterações significativas em padrões de movimentos. E essas alterações podem gerar desgastes importantes e crônicas em estruturas de ossos, articulações, tendões e ligamentos. E causar lesões até graves. Sair da inatividade física é fundamental para adquirir uma vida plena, saudável e feliz. Mas ter um mínimo de orientação nessa jornada é muito importante! E o atual momento, pós pandemia, é ainda mais crítico para muitas alterações pré-existentes e outras adquiridas por quem passou pela doença em suas formas mais ou menos graves. Fique atento! Por isso mesmo a prática do EXERCÍCIO FÍSICO, que é controlado e programado para a condição individual atual de cada um, torna-se fundamental para o desenvolvimento seguro e eficaz de uma melhor condição da aptidão física e consequentemente da saúde geral, contribuindo decisivamente numa melhor qualidade de vida. Nos deixando mais dispostos, produtivos e felizes!

Antes de iniciar alguma atividade motora, procure seu médico, faça uma avaliação e converse com um profissional da Educação Física. Mais que uma orientação é um alerta!

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -