Atividade Física ou Exercício Físico?

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Só parecem, mas não são a mesma coisa. E isso fará toda a diferença nos resultados para a saúde em todos os aspectos.
Atividade Física é um conjunto abrangente de qualquer movimento corporal que realizamos ao longo do dia. Todo movimento ou gesto motor que nos tira da posição de repouso (parado) é uma atividade física. Desta maneira, ao se levantar da cadeira ou do sofá, uma caminhada para algum estabelecimento comercial, limpar a casa, cuidar do jardim, brincar com os filhos ou com os pets, subir e descer escadas, andar de bicicleta, praticar alguma modalidade esportiva por lazer e até realizar uma sequência qualquer de gestos motores ou aquele programa de movimentos corporais que você copiou de alguém ou comprou de um blog, site, ou plataforma de vídeo… tudo isso se relaciona como atividade física. São muito importantes sim, mas não são Exercícios Físicos! Aqueles últimos inclusive, que parecem ser planejados, e cada vez mais cinematográficos, não o são pensados em você. A atividade física não é algo planejado, programado, orientado e sistematizado para a sua realidade em particular. Ela não leva em consideração elementos fundamentais para a manutenção ou aprimoramento de capacidades físicas importantes para a Saúde e Qualidade de Vida. Pode ser adequado para você em um momento, mas pode também ser maléfico. Em geral ela acontece pela necessidade natural de sobreviver e cumprir com suas necessidades ao longo do dia, por algum momento de lazer e eventualmente pela motivação e prazer encontrado em alguma prática de movimentos, inclusive retirados de algum local da Internet. E ela não deve ser menosprezada e demonizada, mas não pode ser também superestimada e santificada. E quem vive no excesso de controle remoto, no uso abusivo dos meios de transporte e evita qualquer espécie de movimento corporal, terá sérios prejuízos precoces na saúde. Portanto, movimente-se de alguma maneira! Mas se está procurando uma maneira realmente eficaz e segura para seu aprimoramento da saúde e/ou estética corporal, deve pensar seriamente em algum programa de exercícios físicos.
Os Exercícios Físicos são toda e qualquer ATIVIDADE FÍSICA programada, estruturada por alguma necessidade, planejada e orientada. São movimentos (isolados ou combinados) executados de maneira técnica e possuem um objetivo específico ou uma meta a se cumprir. Precisa de aderência e continuidade e deve ser feita, preferencialmente, sob a recomendação e supervisão de um profissional especializado. Todo exercício deve estar calibrado ou modulado, segundo o perfil de cada pessoa, desde a sua escolha (qual o movimento adequado para aquele momento, naquelas condições atuais de cada praticante) até a graduação da intensidade (carga), a velocidade de execução, a duração (tempo) e intervalos para a recuperação.
E aí, vai querer o quê? É importante saber que, o que traz resultados evidentes, eficazes, satisfatórios e seguros é a prescrição individualizada, sistemática e planejada do EXERCÍCIO FÍSICO. Não é com qualquer ATIVIDADE FÍSICA que se consegue obter SUCESSO em atingir seus resultados ou OBJETIVOS. Isso depende TOTALMENTE das suas REAIS NECESSIDADES DE MOMENTO. E para isso dar certo, é necessário que se tenha uma adequada ORIENTAÇÃO sobre:
> A modalidade da Atividade Física a ser realizada (qual a mais adequada para o momento);
> O gasto calórico inicial necessário para quebrar a homeostase (equilíbrio) de repouso (quanto mais preparado, maior será);
> A frequência semanal para a realização destes exercícios (a quantidade de exercícios diários dependerá da frequência semanal);
> A Intensidade (o nível da aptidão física e possíveis limitações interferem na dosagem da carga);
> A duração/volume (o tempo de cada sessão de treinamento);
> A Progressão (qual o percentual de acréscimo na estrutura volume/intensidade e qual a periodicidade desta alteração).
Somente com estas modulações podemos afirmar que você estará desenvolvendo uma Atividade Física composta por um treinamento de EXERCÍCIOS FÍSICOS. E não tão somente realizando uma atividade física. Isso fará toda a diferença para alcançar com maior rapidez e segurança seus objetivos.
Desta maneira a seleção ou prescrição dos exercícios mais adequados para cada um, em determinado momento, passa pelo conhecimento de todas as reais necessidades de cada praticante. E para atingir qualquer objetivo, muitas vezes, é necessário antes, promover algumas mudanças nos hábitos diários. Então conhecer as NECESSIDADES IMEDIATAS de cada um torna-se fundamental. Não há prescrição de exercícios físicos sem isso. Se não há prescrição, não existe exercício físico. Existirá, sim, “apenas” uma atividade física, que pode dar certo ou não para um ou outro. Atividade Física sem prescrição NÃO É EXERCÍCIO FÍSICO.
Muitos fatores (motor, histórico, nutricional, psicológico, clínico, somatotipológico, biológico e até social) devem ser levados em consideração para melhor orientar uma modalidade e a escolha dos exercícios físicos mais adequados para aquele momento. A orientação deve conter aquilo que é PRECISO SER FEITO! E, para isso, é necessário ter CONHECIMENTO… Ou seja, autoridade naquilo que faz. Não há como atingir OBJETIVOS, com SEGURANÇA, sem conhecer primeiro as NECESSIDADES de cada um. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS! E tenha um profissional por perto.
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -