Programa do Ministério da Saúde indica Pinhais com a 2ª melhor Saúde Básica do Paraná

www.asemananews.com.br

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Pinhais conquistou uma posição de destaque, atingindo 92,43% no Indicador de avaliação do programa

O município de Pinhais ficou em 2º lugar no Paraná entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, segundo o último levantamento do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Na prática, o município receberá um maior repasse financeiro federal por ter atingido altos índices nos critérios estabelecidos pelo programa.

A boa colocação é resultado do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF) adotado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na Atenção Primária em Saúde (APS).

Os indicadores melhores avaliados em Pinhais foram: Consulta de Pré-Natal, Exames de HIV e Sífilis realizados nas gestantes, Avaliação odontológica na gestante, Consulta de pessoas com diagnóstico de Hipertensão e exames de pessoas com diagnóstico de Diabetes Mellitus.

A gestão do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Semsa, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família, vem melhorando a qualificação do acesso das pessoas ao SUS, assim como os processos de trabalho, o que resultou em uma nota ainda maior no 3º quadrimestre de 2022: 8,76 ante os 8,25 do levantamento anterior, uma evolução de 5,93%. O Indicador Sintético Final (ISF) tem o valor de 0 a 10 pontos para o recebimento do incentivo financeiro.

A ESF tem como uma de suas competências estabelecer vínculos com as famílias assistidas, principalmente as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. A Previne Brasil é uma nova Política de Financiamento instituída pelo Ministério da Saúde (MS) na área de APS. O repasse financeiro federal se dá a partir da avaliação de três componentes: a captação ponderada; o pagamento por desempenho e a adesão a ações e estratégias de programas do MS.

- Anuncie Aqui -