Postura e Saúde (parte 1)

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

A postura se refere à posição de um segmento corporal ou posição do corpo e suas partes em relação a um sistema de referência, como estar em pé, sentado, deitado ou em outras posições – estáticas ou dinâmicas -propostas pela atividade corporal em execução. É, portanto, a maneira como você mantém e posiciona seu corpo em situações estáticas (parado) ou dinâmicas (em movimento) para as diferentes atividades e situações, incluindo a posição da cabeça, tronco, pelve, membros e suas articulações.

Uma boa postura é aquela que minimiza o estresse e a tensão nos músculos e articulações do corpo, permitindo que eles funcionem de forma eficiente e segura. Isso ajuda a prevenir desconforto, dores e problemas de saúde relacionados à má postura, promovendo o bem-estar geral do corpo.

A postura adequada é importante nas diversas atividades diárias, desde o trabalho profissional, doméstico, no uso de dispositivos eletrônicos e na prática de esportes e atividades físicas. A forma como posicionamos o nosso corpo influencia também a nossa mente, o humor, a confiança, a disposição, em como as pessoas nos enxergam, além de interferir em diferentes tecidos, órgãos e sistemas do organismo. Dessa forma, as posturas adotadas, principalmente no ambiente de trabalho, em casa e durante o estudo, podem impactar de maneira positiva ou negativa em nossa produtividade e felicidade. Mais que isso, em nossa saúde geral. E como está a sua postura? (https://asemananews.com.br/2020/03/13/como-esta-a-sua-postura/)

A postura correta pode ser definida como aquela em que o corpo adquire uma determinada posição para a realização de uma atividade, e consegue ser mantida com o mínimo de esforço muscular. Para isso, todos os ossos, músculos e articulações devem estar alinhados em posição neutra. Essa é uma condição básica para uma postura ser considerada adequada, já que é dessa forma que o nosso corpo consegue distribuir as cargas de maneira equilibrada, conservando energia. Isso porque quando adotamos uma má postura, sobrecarregamos o nosso corpo, levando a dores, alterações na coluna e cansaço físico e mental. A postura correta é essencial para manter a coluna vertebral alinhada, assim como os músculos e ossos em perfeitas condições de funcionamento, sem sobrecargas desnecessárias. Aqui, é importante observar que a má postura é a principal responsável por desencadear desvios na coluna vertebral, principal eixo de sustentação do corpo humano.

Essas alterações são perigosas (não são as únicas), pois, com o passar do tempo, podem provocar desgastes nas articulações e pinçamentos dos nervos que saem da coluna e permitem os movimentos. Os principais desvios na coluna que podem ser provocados pela má postura são:

  • Hiperlordose — aumento anormal da curvatura da parte inferior da coluna, deixando os glúteos mais destacados e a barriga mais saliente;
  • Hipercifose — aumento anormal da concavidade torácica, que projeta os ombros para frente e deixa a pessoa com uma “corcunda”;
  • Escoliose — curvatura lateral da coluna que provoca assimetrias no tronco (podendo ser em C para a direita ou esquerda, em S ou S invertido, torácica, lombar ou tóraco-lombar), fazendo com que um ombro ou um lado da pelve fique mais elevado que o outro.

Esses problemas posturais podem ser tratados e, muitas vezes, corrigidos. Os tratamentos dependem da gravidade de cada caso e do tipo de desvio apresentado. Alguns dos tratamentos indicados são: o RPG (Reeducação Postural Global), exercícios específicos de fisioterapia, fortalecimento e alongamento de grupos musculares específicos (que podem ser realizados na Musculação ou no Pilates) e a hidroginástica. Estas atividades além de evitar a progressão do problema, podem corrigir a postura e aliviar as dores.

Portanto, a nossa postura diária desempenha um papel significativo em nossa saúde, e a maneira como nos posicionamos ao longo do dia pode ter vários impactos negativos se não for adequado. E aqui estão algumas maneiras pelas quais a má postura pode afetar a saúde:

Dores nas Costas: Uma postura ruim, como sentar-se de maneira incorreta em uma cadeira ou sofá ou curvar as costas ao levantar objetos pesados, pode resultar em dor nas costas. Isso pode levar a problemas históricos nas costas, como a dor lombar crônica.

Má Postura do Pescoço: Olhar para baixo com o queixo projetado à frente, constantemente para dispositivos eletrônicos, como smartphones e laptops, pode levar à chamada “pescoço de texto” ou “pescoço de smartphone”, que pode causar dor no pescoço e na parte superior das costas.

Dores nas Articulações: Uma postura desconfortável pode colocar pressão adicional nas articulações, o que pode levar a problemas como dor nas articulações, enfraquecimento e até mesmo osteoartrite em longo prazo. E ainda pode resultar em desgaste excessivo das articulações, principalmente as da coluna vertebral. Isso pode levar à compressão de raízes nervosas e dores irradiadas por determinado segmento corporal adjacente.

Problemas Respiratórios: Sentar-se com os ombros curvados para frente e abdominal relaxado pode limitar a capacidade dos pulmões de se expandirem completamente, o que pode prejudicar a respiração, a função pulmonar e levar a problemas respiratórios.

Má Circulação: Uma má postura também pode restringir o fluxo sanguíneo para áreas específicas do corpo. Isso pode privar as células, de diferentes tecidos, dos nutrientes e oxigênio necessários para funcionar adequadamente. Ficar sentado por longos períodos em uma posição inadequada pode prejudicar a circulação sanguínea, resultando em lesões vasculares nas pernas e tornozelos e aumentando o risco de coágulos sanguíneos.

Problemas Digestivos: Uma má postura durante ou após as refeições pode comprimir os órgãos internos, o que pode levar a problemas digestivos, como azia, refluxo e má digestão.

Impacto na Saúde Mental: Uma postura deprimida, com os ombros caídos e a cabeça baixa, pode influenciar negativamente o seu estado de espírito e a autoconfiança. Manter uma postura ereta pode contribuir para uma sensação de maior confiança e bem-estar.

Função do Sistema Nervoso: Uma postura incorreta também pode afetar o funcionamento do sistema nervoso através da compressão dos nervos, causando dor, dormência, formigamento e fraqueza nas áreas afetadas.

Tensão Muscular: Uma postura ruim muitas vezes leva ao aumento da tensão muscular para manter o corpo em uma posição não natural, sobrecarregando alguns grupos musculares. Isso pode resultar em músculos tensos e encurtados (hiperativos) e outros mais fracos e relaxados (inibidos) ou que pode comprimir nervos e vasos sanguíneos.

Desalinhamento Vertebral: Uma postura inadequada muito repetida ao longo do tempo pode contribuir para o desalinhamento da coluna vertebral. Isso não apenas pode comprimir os nervos espinhais – prejudicando a transmissão de sinais nervosos para os segmentos corporais que comandam – mas também afeta a função das articulações e dos discos intervertebrais.

Impacto no equilíbrio e na coordenação: A postura desalinhada pode afetar o equilíbrio, agilidade e a coordenação, uma vez que a informação sensorial do sistema nervoso (como a posição das articulações e dos membros e a tensão muscular), desempenha um papel crítico nesses aspectos.

Nem sempre é fácil manter uma postura correta. Isso envolve treinamento e educação do corpo para adotar um posicionamento adequado para ficar de pé, andar, sentar-se e deitar em posições, de modo que a musculatura consiga suportar a carga e diminuir a tensão sobre os discos da coluna, articulações e tendões. No próximo artigo desenvolveremos algumas estratégias para as diferentes situações.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

Quer fazer parte do meu grupo “Atitudes Saudáveis”?
Acesse o link: https://t.me/qualifis

- Anuncie Aqui -