Estudantes se engajam nas atividades da Semana de Combate ao Sedentarismo

www.asemananews.com.br
Foto: Luiz Costa /SME

Não são só os adultos que estão sendo desafiados na Semana de Combate ao Sedentarismo da Prefeitura de Curitiba. Até sexta-feira (15/3), as escolas municipais das dez regionais também estão engajadas em atividades corporais diversificadas nas aulas de Educação Física e nas Práticas de Movimento da educação integral. As ações fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem e das ações que refletem o zelo pela cidade.

Na Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna (bairro Barreirinha), por exemplo, estudantes e professores capricharam nos exercícios e no alongamento. Na Escola Maringá (Pinheirinho), as crianças se animaram para manter a saúde e o bem-estar em atividades no pátio.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que as variadas práticas corporais desenvolvidas nos espaços da cidade complementam as ações realizadas rotineiramente nas escolas, já consolidadas na rede pública do município, como o Escola+Esporte=10, Leões do Vôlei e Leia + Esporte, que beneficiam a qualidade de vida do estudante.

“O trabalho conjunto da Educação e do Esporte rende muitos benefícios a nossos estudantes. Além das habilidades necessárias para a atividade física, aprendem a trabalhar em equipe e a ter disciplina”, comenta a secretária.

O Escola+Esporte=10 leva para as crianças e adolescentes de Curitiba o conhecimento de diferentes modalidades esportivas como atletismo, basquete, ciclismo, dança, tênis, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, esgrima, lutas, handebol, vôlei, basquete, futsal, escalada, triathlon, badminton, natação e BMX.

Além de aulas de Educação Física que incluem ginásticas, danças, esportes, lutas, jogos e brincadeiras, em julho de 2022 as escolas municipais ganharam mais ações esportivas no contraturno. O Projeto Leia + Esporte se soma às ações já existentes nos centros da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e às modalidades já desenvolvidas nas unidades educacionais.

Nesse novo projeto, equipamentos de esporte e lazer das dez regionais recebem semanalmente os estudantes participantes do Programa Leia + para aulas de iniciação esportiva e natação ministradas pelos professores da SMELJ.

Semana de Combate ao Sedentarismo

Quarta-feira (13/3)
Pedala Noturno: saída da Rua da Cidadania do Cajuru, às 20h.
Em parceria com a SMSAN haverá nas dez regionais, das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30, avaliações físicas como chamariz para poder orientar a busca pela atividade física. Veja os locais:
BN – AF Osternack
BV – AF Santa Efigênia
BQ – AF Jardim Paranaense
CIC – AF Vila Sandra
CJ – AF Vilas Oficinas
MZ – CEL Dirceu Graeser
PN – AF Capão Raso
PR – AF Fazendinha
SF – AF Santa Felicidade
TQ – AF Tatuquara
Quinta-feira (14/3)
Volta dos vídeos de Ginástica Laboral para os servidores.
Pedala noturno: saída do Parque Bacacheri, às 20h.
Aulas especiais nos equipamentos da SMELJ. Nessas aulas, os alunos matriculados nas atividades poderão levar um amigo ou familiar para participar junto.

Sexta-feira (15/3)
Parceria com o Hospital Constantini. Pequenas palestras relacionadas ao tema da Semana de Combate ao Sedentarismo, dentro do auditório do hospital. O público será direcionado pela SMELJ e pela SMS.
Exposição da SMELJ na Feira de Inovação da Rua XV de Novembro, com avaliações físicas e apresentação em tela.
Pedala Noturno: saída da Praça Santos Andrade, às 20h.

Sábado (16/3)
Exposição da Smelj na Feira de Inovação da Rua XV de Novembro, com avaliações físicas e apresentação em tela.
As atividades da semana terminam com aulas especiais de hidroginástica dentro do Viva o Sábado, nos centros de esporte e lazer com piscina. As aulas estão programadas para começar às 16h.
Incentivo e palestras
Durante a semana também irão acontecer ações nas escolas municipais com entrega de gibis e ativações com as crianças.
Inserção de três vídeos nas redes da Prefeitura, com dicas de caminhada, corrida e pedal.
Isenção da taxa de matrícula em academias credenciadas à Acaf durante a semana.
Palestras em universidades de Curitiba, parceria com o Conselho Regional de Educação Física (Cref), para acadêmicos de Educação Física, explanando sobre os programas da Prefeitura contra o Sedentarismo.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

- Anuncie Aqui -