Como presente para Curitiba, Prefeitura entrega a revitalização do entorno do Mercado Municipal

www.asemananews.com.br
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Ponto de encontro dos curitibanos e importante local de visitação de turistas, o Mercado Municipal, no Centro, teve os arredores transformados pela Prefeitura de Curitiba. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, inauguraram nesta sexta-feira (15/3) – dentro das festividades pelos 331 de Curitiba – a ampla requalificação realizada em cinco ruas – 13 quadras – da região.

Foram feitas novas calçadas, obras de correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, implantação de ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo com o plantio de 168 árvores. A Avenida Sete de Setembro foi o eixo principal da renovação, que incluiu a transformação da Rua General Carneiro em boulevard e melhorias nas ruas da Paz, Dr. Faivre e Francisco Torres.

Projeto surgiu em 2020

O prefeito Rafael Greca relembrou que em 2020 os permissionários acompanhados do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, pediram a reformulação no entorno do mercado e ele prontamente concordou por entender a importância que o local tem para os curitibanos.

“Estas melhorias representam um presente para Curitiba, quando a cidade comemora 331 anos da fundação. Para nós, é motivo de muita felicidade, de muita alegria para todas as famílias de Curitiba que usam o mercado”, disse o prefeito.

Inspiração europeia

Greca disse que a inspiração para as intervenções do Mercado Municipal veio das “ramblas” que existem na Europa.
Em língua castelhana, rambla é um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres, típica da Espanha.

“Quando começamos a discutir como seria o projeto, veio essa ideia dessa rambla que borda os paralelepípedos da Rua General Carneiro, que por sinal saíram do britador do meu avô, que ficava aqui dentro do mercado. Essa magnífica rambla que foi reproduzida copia as ramblas de Barcelona e da Europa e agora adorna um dos principais centros de compras da cidade”, concluiu Greca.

Espaço público valorizado

São 550 metros de novo pavimento, entre o asfalto novo na Avenida Sete de Setembro e o paralelepípedo na General Carneiro, e 3.250 metros de novas calçadas, planas e acessíveis. O investimento foi de R$ 9,7 milhões.

Para o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o novo entorno do Mercado Municipal significa o final de um ciclo.

“Eu tive uma alegria muito grande de assinar como prefeito em exercício a ordem de serviço dessa obra de mais de três quilômetros que vai facilitar o ir e vir de quem vem aqui no do Mercado Municipal. Curitiba é uma cidade amiga do idoso e como tal trata prioriza a acessibilidade”, disse Eduardo.

As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor e do programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central.

Apoio fundamental

As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O arquiteto do Ippuc, Mauro Magnabosco disse que o projeto do Mercado Municipal buscou a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana e da segurança nos deslocamentos.

“A prioridade foi buscar a valorização do pedestre e criar um importante reforço à economia local ao estimular que as pessoas caminhem e permaneçam por mais tempo na região, além do impulso ao uso de meios de transporte não motorizados, como a bicicleta”, comentou Magnabosco.

Para o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues, foi fundamental o apoio dos comerciantes para realização do trabalho com sucesso.

“Tivemos apoio de todos, mas, principalmente, do time da Prefeitura que nos ajudou quase que diariamente. É um trabalho de 20 mãos e é gratificante ver mais uma missão cumprida, mais uma obra sendo entregue”, disse Rodrigues.

Para ele, o Mercado Municipal ficou agora ainda mais atrativo para turistas e curtitibanos.

Menor impacto

Iniciadas em maio do ano passado, as obras foram executadas em etapas para causar o menor impacto possível no comércio e no trânsito local. À medida que os serviços avançavam os trechos iam sendo liberados à passagem de motoristas e pedestres.

Na Rua General Carneiro, onde fica um dos principais acesso ao Mercado Municipal, os trabalhos foram concentrados e entregues antes do Natal.

Área central

As obras integram o esforço da Prefeitura para revitalizar a região central. Já foi entregue o Complexo de Segurança Alimentar da Região do Viaduto Capanema, formado pelo novo Restaurante Popular do Capanema, o Armazém da Família e Mesa Solidária Patrícia Casillo, além de melhorias contínuas no Mercado e nas principais vias como a Mariano Torres, entre outras.

Destaques das obras

  • Requalificação de cinco ruas ao longo de 13 quadras ao redor do Mercado Municipal, no Centro: novas calçadas, correção geométrica, drenagem, ciclovia, iluminação e paisagismo, incluindo o plantio de 168 árvores.
  • 550 metros de novo pavimento e 3.250 metros de novas calçadas, planas e acessíveis.
  • Investimento de R$ 9,7 milhões
  • Avenida Sete de Setembro e a Rua General Carneiro foram os principais focos da renovação, com destaque para a transformação da General Carneiro em um boulevard, proporcionando espaços de convivência e lazer.
  • Integração Cicloviária: O projeto incluiu a implantação de ciclovia, integrando-a às estruturas cicloviárias existentes e futuras, promovendo alternativas de mobilidade sustentável.
- Anuncie Aqui -