Festival Pet e Rua da Cultura dão continuidade à programação do aniversário de Pinhais

www.asemananews.com.br

Edições especiais dos eventos foram promovidas no ParCão no último sábado, dia 16 de março

A programação do aniversário de 32 anos de Pinhais teve continuidade com a realização de mais uma edição do Festival Pet e da Rua da Cultura. As ações foram promovidas pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). As edições especiais dos eventos aconteceram no ParCão no último sábado, dia 16 de março.

Na abertura do encontro, a prefeita, Rosa Maria, participou do plantio de mudas de árvores e falou sobre a importância dos eventos voltados à causa animal e também aos que valorizam e reúnem as famílias de Pinhais. “Este é um mês inteiramente dedicado ao aniversário do nosso município e fico feliz em perceber que a população tem prestigiado a programação proposta”, ressalta.

Promovido pela Semma, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), o Festival Pet – Um Encontro no Parcão contou com diversas atividades, como: microchipagem e vacinação antirrábica para animais, atividades com crianças, mini-hospital veterinário, troca de mudas de árvores por doação de ração, feira de adoção de cães e gatos e os concursos: “Maior e menor cão”, “Meu pet não anda ele desfila”, “Cara de um focinho do outro” e “Meu pet é quase humano”. Já a Semel trouxe para o evento a Rua da Cultura com a temática da Páscoa. Por meio da ação, foram oferecidos jogos educativos, brinquedos infláveis, oficinas culturais e camarim de pintura.

Vencedora do concurso na categoria “Meu pet não anda ele desfila”, a border collie Amora, de 1 ano e meio, era só felicidade junto com a família. “Gostamos muito do ParCão, estamos sempre por aqui. Pelo site da prefeitura ficamos sabendo da programação de aniversário, então fizemos questão de participar do festival este ano”, conta a tutora da Amora e moradora do bairro Maria Antonieta, Karolyne Bueno, acompanhada pelo noivo Leopoldo e pelo afilhado Enzo, 9 anos, que também aproveitou as atividades propostas pela Semel. “Já pintei o cabelo e me diverti nos brinquedos”, conta empolgado.

Um novo “aumigo”

Na feira, entre as belas histórias de adoção, estava a contada por Rodnei Durval de Lara e o filho Noah,11 anos, moradores do bairro Alto Tarumã. “No dia 17 de novembro, faltou energia na nossa região e alguém aproveitou desse fato e colocou dentro de uma caixa sete cães filhotinhos e os abandonou. Quando saímos para tentar pegar um sinal de Wi-Fi no celular, vimos os filhotes e os levamos para a nossa casa”, relembram.

“Com a ajuda das servidoras do Meio Ambiente, começamos a participar das feiras de adoção e conseguimos doar seis filhotes. O 7º deles inclusive vai ficar conosco, o Toddy”, conta Rodnei. O nome foi escolhido por Noah em menção ao achocolatado. “Escolhi Toddy por causa da cor do pelo dele meio marrom. Falei para o meu pai que ele é bem comportado e que poderíamos ficar com ele, pois é inteligente e amoroso”, comenta. O argumento deu certo e o Toddy permanecerá com a família.

Também estiveram presentes na ação, a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Iheu, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza, o presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabricio Sousa e Pioco. Também marcou presença a Secretaria de Saúde de Pinhais, com servidores da Seção de Vigilância de Zoonoses que repassaram à população informações a respeito do combate à dengue.

- Anuncie Aqui -