Dengue: monitoramento e prevenção contínuos têm impacto positivo em Fazenda Rio Grande

Fazenda Rio Grande não apresentou aumento de casos desde o último boletim divulgado há 7 dias, até o boletim atual, divulgado hoje (3). Também não apresenta casos confirmados de chikungunya e zika vírus. Porém, nossa cidade segue com ações contínuas de prevenção, com equipes trabalhando de forma incansável no combate ao vetor e o envolvimento de toda população na luta contra o mosquito, o que tem sido de fundamental importância para os bons números.

Entre as ações de cuidado em Fazenda Rio grande estão:

  • o Sistema de Monitoramento Integrado, feito por meio de armadilhas dispostas em todos os bairros do município, visando à captura de larvas e detecção do Aedes Aegypti com vistas à detecção de potenciais criadouros positivos para o Aedes.
  • a Análise entomológica, realizada por meio de microscopia para a avaliação e identificação específica do mosquito para detecção da natureza no mesmo.
  • Monitoramento de Pontos Estratégicos, que consiste na vistoria semanal de armadilhas instaladas em pontos estratégicos como sucatas, borracharias, oficinas e depósitos de reciclagem
  • a Pesquisa Vetorial Especial (PVE), que compreende a avaliação de imóveis em um raio de 150 m de residências e/ou locais de trabalho após notificação de algum caso suspeito e a remoção de criadouros e a eliminação de focos de larvas caso sejam encontradas.

Outra ação onde tem surtido ótimos resutados é o Programa Educar para Prevenir, que segue a todo vapor, levando através da equipe de Vigilância de Endemias, a educação para a prevenção da dengue nas escolas municipais. O programa conta com a dinâmica da educação em saúde no ambiente escolar, visando estimular a reflexão sobre o senso de responsabilidade pela saúde individual e coletiva de cada cidadão.

Ele tem como eixo central, o desenvolvimento de uma aprendizagem transformadora de atitudes e hábitos de vida. O programa foi criado pela Secretaria de Saúde por meio da Divisão de Vigilância em Saúde em 2016 com vistas à prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.


A CONCEMED – Centro Médico e Diagnóstico está instalada na cidade de Fazenda Rio Grande – PR, ao lado da capital Curitiba, com fácil acesso, pela BR 116.

#Concemed #centromedico #saudeebemestar #Consultas #exames #Diagnosticos #medicos #especialistas

- Anuncie Aqui -