Série de obras deve melhorar integração urbana do Tatuquara

Com o objetivo de integrar os bairros que compõem a Regional do Tatuquara ao restante da malha viária de Curitiba e Região Metropolitana, a região vai receber uma série de obras, como a construção do Terminal do Tatuquara, ativação do Viaduto Pompéia e projeto da Trincheira da Ângelo Burbelo.

A regional recebe esta semana o quarto Mutirão da Cidadania realizado em parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Curirtiba.

A integração da região foi determinada pelo prefeito Rafael Greca ainda no início da gestão, em visita realizada em 27 de janeiro. “É uma região que precisa ter ligação com a cidade, seja com a Vila Verde, o Umbará, Ganchinho, Pinheirinho ou Araucária. Temos que fazer isso para termos unidade, uma cidade só”, disse o prefeito na ocasião.

Projetado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Terminal do Tatuquara já teve a autorização da União para ser licitado. A obra vai custar R$ 8,1 milhões, com recursos do Ministério das Cidades, e deve começar no início do ano de 2018.

A liberação foi concedida após reunião do prefeito Rafael Greca e do governador Beto Richa com o então ministro das Cidades, Bruno Araújo.

“Com o projeto concluído e os recursos garantidos, iniciaremos o processo de licitação de construção desse importante terminal que garantirá mais qualidade de vida para quem mora e trabalha no Tatuquara”, afirmou Eduardo Pimentel, vice-prefeito e secretário de Obras Públicas.

O terminal do Tatuquara terá área total de 3,4 mil m² e será erguido no terreno ao lado da Rua da Cidadania. O novo terminal fará a descentralização do transporte na região, hoje concentrado no Terminal Pinheirinho, e será equipado com bicicletário e estrutura de apoio aos usuários com sanitários, lanchonetes, entre outros equipamentos.

Pelo terminal passarão as linhas da Região Sul de Curitiba: Rio Bonito, Dalagassa, Pompeia, Janaína, Santa Rita, Rurbana e Tatuquara, que hoje se integram no Pinheirinho, num total de dez linhas alimentadoras. De lá também sairão linhas troncais que poderão fazer futura integração em estações estratégicas da Linha Verde ou seguir diretamente à região central.

A ligação com a Linha Verde será feita, inicialmente, pelas Ruas Presidente João Goulart, Antônio Zanon, Delegado Bruno de Almeida até o fim das obras do Viaduto Vila Pompéia, que já tem prontos os projetos das alças de acesso à BR-116.

Acesso do Viaduto Pompéia

Para a reativação do Viaduto Pompéia, que faz a transposição da BR-116, o município ficou responsável por construir alças de acesso, sem as quais não tem utilidade. O viaduto foi construído pela concessionária da rodovia e abandonado por dois anos pela gestão anterior.

O projeto prevê a construção de uma alça na via direita de tráfego paralela ao viaduto para dar acesso à BR-116 no sentido Sul. A obra também irá consolidar a ligação com o bairro. E as vias laterais ao Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay serão adequadas para atender com segurança, professores, alunos e pais, sem que eles tenham que utilizar as vias de maior fluxo que ligam à BR.

O projeto viário foi elaborado pelo Ippuc e a Companhia de Habitação Popular (Cohab) já cadastrou as famílias que ocupam a área onde será feita a obra e que deverão ser transferidas para habitações na região.

Trincheira da Ângelo Burbelo

O Ippuc também tem um projeto para a transposição da BR 116 no encontro da rodovia com a Rua Vereador Ângelo Burbelo, no Tatuquara. A obra possibilitará a ligação dos bairros Tatuquara e Campo de Santana com o Umbará e Ganchinho. Para aquele ponto a proposta é também a de contar com uma estação de transbordo para as linhas que ligam Curitiba a Fazenda Rio Grande pela rodovia.

 

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