Paraná recebe profissionais do Mais Médicos para 18 municípios

Uma comitiva do governo estadual recepcionou nesta quinta-feira (24) os 34 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão, nos próximos três anos, em 18 municípios paranaenses. Os médicos são cubanos e irão preencher as vagas desocupadas por outros profissionais que já retornaram para Cuba. O programa do governo federal, com apoio de estados e municípios, busca a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os médicos do programa atuam na atenção primária à saúde, principalmente em lugares onde há escassez de profissionais.

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, receberá 14 profissionais. As cidades de Mallet, Ibiporã e Carambeí terão dois médicos cada para atender a população. Já os municípios de Andirá, Borrazópolis, Cafelândia, Cianorte, Cornélio Procópio, Enéas Marques, Jaboti, Laranjeiras do Sul, Paiçandu, Pato Branco, Piraí do Sul, Salto do Itararé, Sengés e Tamboara receberão um médico cada.
315 MUNICÍPIOS – O Paraná possui 1.055 vagas para os profissionais do Mais Médicos em 315 municípios. Destas, 141 estão desocupadas e serão preenchidas com os profissionais que chegaram nesta quinta-feira e com outros que estão em processo de seleção. O Ministério da Saúde está com um edital em curso para contratar brasileiros formados no exterior.
“Os profissionais vêm para trabalhar na atenção básica nas unidades de saúde e junto com as equipes de estratégia da família, visitando as pessoas em suas casas”, explicou a analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Dressiane Zanardi. “O diferencial do programa é que não há necessidade de grandes investimentos em equipamentos ou infraestrutura, o foco é no trabalho do profissional”, disse.
Para o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o reforço de profissionais é essencial para garantir um bom cuidados aos paranaenses. “A Secretaria da Saúde participa da integração desses médicos, apresentando as redes de saúde e dando o apoio estratégico ao programa. As prefeituras também têm as suas obrigações porque sabem o valor do médico. Muitos municípios não conseguem atrair esses profissionais com o concurso público”, afirmou.
MAIS MÉDICOS – O programa Mais Médicos completou quatro anos de existência. Nesse período, 18.240 médicos passaram a atuar em 4.058 municípios (73% dos municípios brasileiros) e nos 34 distritos de saúde indígenas. Os profissionais trabalham com cerca de 63 milhões de brasileiros que não contavam com o atendimento médico.
Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa também prevê mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde, novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.
A médica cubana Olga Reyes Mur, que vai coordenar o Mais Médicos no Paraná, explicou que os profissionais chegam ao Brasil preparados para o atendimento das famílias, principalmente de crianças, idosos e gestantes. “Quando estamos na faculdade, nos falam que precisamos ajudar os países que mais precisam. Nós gostamos de praticar nossa medicina neste País, é muito bonita a experiência”, disse.
“Os médicos que ficaram aqui três anos e já voltaram a Cuba ficaram muito felizes com a experiência. Os que estão chegando hoje estão preparados para a possibilidade de ajudar, ganhar experiência e fazer coisas boas para a população em suas cidades”, afirmou.

- Anuncie Aqui -