Nova fase da Operação GPS mira 18 pessoas monitoradas por tornozeleiras no Paraná

Dezesseis pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica foram presas nesta quinta-feira (24) durante a Operação GPS IV, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná com apoio das Polícias Civil e Militar, além do Departamento Penitenciário. Dois homens estão evadidos: Adnilson Moreira da Silva, que responde por homicídio em Londrina, e Paulo Rodrigo da Silva Nascimento preso por furto em Curitiba. Eles estão sendo procurados pelas forças de segurança do Paraná.
Os monitorados tiveram o mandado de prisão expedido pela Justiça do Paraná por descumprir as regras do uso do equipamento ? a principal delas, deixar a tornozeleira descarregada. Desta forma, eles perdem o benefício da tornozeleira e retornam para o sistema fechado. Entre os alvos da ação policial estão detentos que respondem pelos crimes de furto, roubo, tráfico de drogas, estupro e por falta de pagamento de pensão alimentícia, entre outros. Três mulheres foram detidas, uma delas está grávida de seis meses.
“Deflagrar operações como esta é parte do trabalho com as tornozeleiras. A medida em que vamos aplicar mais tornozeleiras, vai haver necessidade de mais operações. É a forma de se punir aquele indivíduo que quebra a determinação judicial, que não atende às normas a que ele se sujeita quando recebe o benefício”, disse o secretário da Segurança Pública e Administração penitenciária, Wagner Mesquita.
Dos mais de 5 mil indivíduos que hoje estão sujeitos à fiscalização por utilizarem a tornozeleira eletrônica, apenas 10% cometem algum tipo de descumprimento. “Isso quer dizer que a grande maioria, 90% deles, efetivamente cumprem aquilo que o juiz determinou e estão integrados à sociedade”, acrescentou o secretário.
Mais de 70 policiais civis e militares participaram da GPS IV que aconteceu em Curitiba, Região Metropolitana, no Litoral e ainda em cinco cidades do interior do Estado: Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Apucarana. Em Paranaguá, na casa do monitorado Deniel Wesley Dutra Stadler da Silva, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38. Ele foi preso pelo crime de tráfico de drogas e estava sendo monitorado por tornozeleira.
Foram cumpridos quatro mandados na capital e três na RMC (Almirante Tamandaré, Colombo e Piraquara). No litoral, foram detidos um monitorado em Paranaguá e outro em Antonina. No interior, foram presos dois em Maringá, dois em Ponta Grossa, um em Londrina, um em Foz e um em Apucarana.

- Anuncie Aqui -