Você costuma subir escada?

Sempre que você olha uma escada na sua frente aposto que dá aquela preguiça e você acaba pegando o elevador, não é? Mas se você está sedentário e quer mudar seu estilo de vida, que tal começar pela escada? É um exercício simples, pode ser feito a qualquer hora e lugar e você não perde tempo. Atividades cotidianas corriqueiras como subir escadas, podem ajudar você a sair do sedentarismo e deixar seu dia mais ativo. Não deixe de aproveitar essa oportunidade para se movimentar!

Aliás, integrar o exercício ao longo do dia (ao invés de passar o dia sentado, para somente no fim do dia ir para a academia) é o maior segredo de longevidade, comprovado por estudos.

Por que você deve aproveitar e subir as escadas?

Subir escadas é uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras e gastar energia. Estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, ajudando a eliminar a gordura armazenada no corpo. Também melhora a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar.

Além de auxiliar na redução de peso, traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.

Você costuma subir escada?

Os resultados para sua saúde são demonstrados rapidamente, pois este exercício melhora a saúde cardiovascular, evita ganho extra de peso, não requer habilidades especiais, podendo ser feito em qualquer lugar, melhora a condição física, afina a cintura e diminui a pressão sanguínea, além de fortalecer os músculos e melhorar a condição pulmonar.

 E descer escadas, também é bom?

Sempre surge essa dúvida. As duas alternativas, subir e descer, são benéficas. Mesmo assim, não trabalham os mesmos músculos. Por isso, o recomendável é fazer as duas!

As pernas ficarão mais torneadas, a cintura mais fina, adquirindo preparo físico e disposição no dia a dia. Ao contrário do que parece, descer escada também oferece muitos benefícios. Na subida, glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto que ao descer, os quadríceps trabalham controlando o impacto da gravidade. As duas atividades devem ser exercidas de maneira que os músculos sejam tonificados igualmente nos dois lados do corpo.

Como praticar?

Gostou da dica e quer incluir a escada na sua lista de exercícios físicos? Comece subindo de um em um degrau, sempre apoiando todo o pé no degrau, abdômen contraído, postura ereta e concentração no movimento para não sobrecarregar a coluna. Depois de algumas semanas, se você achar que há necessidade de potencializar o movimento, suba de dois em dois degraus, ou aumente a velocidade, isso aumentará a contração muscular, auxiliando a definição das pernas e bumbum. Ao ampliar o movimento, o exercício irá trabalhar o bumbum de maneira bem parecida ao agachamento.

Se você achar que são muitos andares, suba de elevador até um andar mais próximo e siga de escada. Vá progressivamente aumentando o número de andares caminhados.

Experimente incorporar a atividade pelo menos três vezes por semana dentro da sua rotina até adquirir o hábito, depois incorpore sempre que for possível.

Fonte: belezaesaude.com

- Anuncie Aqui -