Doses de vacina contra a gripe estão liberadas à população geral em Fazenda Rio Grande

Conforme deliberado pelo Ministério da Saúde; a partir desta terceira semana de agosto, nos municípios que atingiram a meta do grupo prioritário as doses remanescentes da vacina contra a gripe estarão liberadas para a população geral (que não faz parte dos grupos prioritários). As vacinas serão disponibilizadas nas 11 Unidades de Saúde da Família da cidade para todas as faixas etárias enquanto durarem os estoques. Esta medida é válida para este ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de doses de vacinas na maior parte dos estados brasileiros.

“Este é o primeiro ano em que sobraram doses pelo Ministério da Saúde para a ampliação para a população geral; nos anos anteriores, sempre alcançamos altas coberturas e não sobraram doses para serem disponibilizadas”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia. “Este ano, ultrapassamos a meta dos grupos prioritários, que é 100% e temos doses para disponibilizarmos à população que não faz parte dos grupos, enquanto durarem os estoques”, emendou.

Dentre os estados brasileiros, o que apresentou maiores coberturas de vacinação foi o  Amapá (95,6%) e Paraná (84,9%).  Santa Catarina apresentou uma cobertura vacinal de 84,9%. Já os estados com menor cobertura são Roraima (60,8%), Pará (65,3%) e Mato Grosso do Sul (67,8%).

Segundo o Ministério da Saúde, as doses da vacina estão disponíveis porque o País registrou poucos casos de Influenza, devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde. Considerando que estas vacinas só valem por um ano, para que não haja desperdício, decidiu-se por estender a vacinação à todas as faixas etárias.

Quem quiser se vacinar deve procurar um posto e levar, de preferência, a carteira de vacinação. Caso não tenha, deve portar um documento de identificação. As vacinas serão disponibilizadas até quando durarem os estoques.

- Anuncie Aqui -