Atlético-PR perde para o São Paulo e agora foco muda da Libertadores para a fuga da ZR

O Atlético-PR que há três rodadas vislumbrava o G-7 terá que se preocupar agora em não ser rebaixado. O Furacão perdeu de virada para o São Paulo por 2 a 1 na noite desse sábado, no Pacaembú e se manteve com 35 pontos que o deixa apenas três distantes da ZR. Já o São Paulo que iniciou a 28ª rodada na área de risco (onde esteve por 11 rodadas) vai dormir fora dela, com 34 pontos. Douglas Coutinho marcou para o Atlético, enquanto Pratto e Maicossuel anotaram para o time paulista.

As dificuldades que enfrentaria o Atlético-PR diante de um adversário desesperado na luta contra o rebaixamento foram vistas ao longo do primeiro tempo. Com um time escalado sem poder de fogo e as melhores peças no banco, como Gedoz e Nikão, o time paranaense conseguiu finalizar uma única vez contra o gol são-paulino. Pavez foi o autor do chute, de longa distância aos dez minutos e a bola foi para fora. De resto, só deu o São Paulo. Wéverton foi exigido duas vezes, em chutes de Marcos Guilherme e Hernanes. Em outro lance de perigo, Cueva, em um momento de desatenção do sistema defensivo do Atlético, teve tempo de pensar, ajeitar a bola, escolher o canto mas para sorte do Furacão, o forte chute passou a direita de Wéverton.

O time paulista ainda criou outras situações de gol, mas as finalizações não foram no alvo, mas demonstravam toda a superioridade ofensiva do mandante. O Atlético-PR que teve apenas 37% de posse de bola, contra 67 do adversário, passou toda a etapa inicial se defendendo e sem força no contra-ataque.

Para tentar reagir e não ficar à mercê das investidas do Tricolor paulista, o técnico Fabiano Soares lançou mão na volta do intervalo de quem já deveria estar jogando: Nikão e Gedoz. Essa percepção era tão clara que no primeiro lance ofensivo do segundo tempo que a dupla participou, o Atlético fez o gol.  Aos 4´, Sidicley passou em velocidade pela esquerda, recebeu de Nikão e cruzou. Gedoz cabeceou firme para o chão, o goleiro Sidão tentou segurar a bola, mas falhou e ao soltar encontrou os pés de Douglas Coutinho que oportunista, mandou para rede: 1 a 0.

A reação do São Paulo não demorou. Aos 15´, Lucas Pratto em boa trama com Cueva, recebeu na grande área, levou a marcação para a linha de fundo e bateu forte, cruzado para vencer Wéverton e encerrar um incômodo jejum de 11 partidas sem gol. O empate colocava novamente o São Paulo fora da ZR.

O gol de Pratto fez justiça ao placar de uma partida que ficou mais aberta na etapa final, com as duas equipes sendo mais objetivas em busca da vitória. Diferente do primeiro tempo, o Furacão passou a incomodar o sistema defensivo do São Paulo. Gedoz arriscou duas vezes de fora da área, mas os tiros foram para longe.

E o São Paulo continuava insistindo, tanto que aos 37´, após falha do volante Pavez que errou na saída para o ataque, a bola chegou até os pés de Cueva que lançou Maicossuel na área e ele, na saída de Wéverton tocou para o fundo da rede.

A virada fez o time são-paulina tirar o pé do acelerador e o Atlético-PR não teve mais força para evitar a derrota e ainda teve o atacante Nikão expulso antes do apito final da partida.  O sinal de alerta está aceso na Arena, pois dos últimos oito jogos, o time conseguiu apenas uma vitória. Um rendimento que condiz com a pretensão da equipe a partir de agora. O próximo adversário é o Vitória, na próxima quinta-feira (19), no Barradão.

Ficha técnica: São Paulo 2×1 Atlético Paranaense

Campeonato Brasileiro – 28ª rodada

Data: 14/10/2017 [sábado]

Horário: 21h

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CBF, RJ)

Assistentes: Michael Correia (CBF, RJ) e Silbert Faria Sisquim (CBF, RJ)

Quarto árbitro: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (CBF, RJ)

Adicionais: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ, CBF) e Carlos Eduardo Nunes Braga (CBF, RJ)

Público pagante: 25.558

Público total: 26.833

Renda: R$ 683.891,00

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Nicolas (Nikão, no intervalo); Pavez e Matheus Rossetto (Ribamar, aos 40’ do 2º tempo); Sidcley, Guilherme e Coutinho; Pablo (Felipe Gedoz, no intervalo).

Técnico: Fabiano Soares

São Paulo: Sidão; Militão (Araruna, aos 28’ do 2º tempo), Rodrigo Caio, Arboleda e Júnior Tavares; Petros e Hernanes; Lucas Fernandes (Maicosuel, aos 17’ do 2º tempo), Cueva (Jucilei, aos 40’ do 2º tempo) e Marcos Guilherme; Pratto.

Técnico: Dorival Júnior

Gol: Douglas Coutinho (aos 4’ do 2º tempo)

Cartões amarelos: Sidcley (1’ do 2º tempo) e Matheus Rossetto (aos 24’ do 2º tempo)

Cartão vermelho: Nikão (aos 46’ do 2º tempo)

 

Gols: Pratto (aos 15’ do 2º tempo) e Maicosuel (aos 37’ do 2º tempo)

Cartões amarelos: Maicosuel (aos 39’ do 2º tempo)

- Anuncie Aqui -