O Pêndulo

Como um imenso pêndulo as organizações sociais se transformam. Passado o período de grandes destruições, a política se volta para a reconstrução. É evidente que os agentes são diferentes. Não haveria mudanças com os mesmos políticos no poder.

As mudanças começarão com a troca dos agentes. Uma nova geração vai assumir os cargos políticos. Ter participado dos quadros anteriores vai ser algo suspeito, principalmente se pesarem investigações criminais.

Desse quadro de suspeitas e esperanças vai nascer um novo ciclo social. O Brasil vai expandir de forma vibrante a sua economia. As exportações vão aumentar bastante. Uma nova riqueza vai se desenvolver em função do crescimento da agricultura de exportações.

Muitas das deficiências de infraestrutura serão resolvidas, pois são necessárias às exportações. A distribuição da nova riqueza vai ser o novo desafio. As velhas classes, resultado do pensamento colonial português, desejaram intensamente manter os seus privilégios. Estão muito alinhadas com os velhos políticos e também com os funcionários públicos. Foram base de apoio dos governos de esquerda, que lideraram o Brasil à grande crise econômica de 2014 a 2016.

Sem esse apoio, as esquerdas não teriam ficado tanto tempo no poder. Principalmente durante o governo do PT. O grande sonho dessa classe é terem cargos públicos com altos salários.

Essa fase acabou. Os salários dos funcionários públicos serão reduzidos, a sua quantidade também. O acúmulo de aposentadorias será proibido. O teto das aposentadorias será unificado. Serviços públicos e privados terão o mesmo teto para as aposentadorias, as mesmas regras. Todas as pessoas serão enquadradas nas novas regras. Os abusos serão extintos.

Mas só cortar os gastos abusivos e desnecessários não será suficiente. É preciso tornar a máquina pública mais eficiente. Tudo precisará ser refeito. Apesar dos altos salários os funcionários públicos são mal qualificados. A produtividade do seu trabalho é muito baixa. Muitos simplesmente não têm qualificação para os cargos que ocupam e precisarão ser dispensados. O que abrirá espaço no serviço público para pessoas mais qualificadas.

Um grande movimento em direção à melhoria da eficiência vai percorrer em todas as organizações, não somente as públicas. A concorrência com os produtos estrangeiros deve aumentar. Os privilégios de alguns grupos privados devem acabar. A renovação das organizações vai ser geral.

Para quem imagina que todos os problemas do Brasil acabarão não se iludam. Não é assim que os ciclos sociais acontecem. Esse ciclo de governos de esquerda começou em 1986, com a saída dos militares do poder político. Movimento que, por sua vez, começou em 1964.

Voltaremos a um ciclo de procura da eficiência das organizações, públicas e privadas, que deve durar de 20 a 30 anos. Abusos vão ocorrer, faz parte da realidade humana. Muitas transformações vão ocorrer em pouco tempo, muitas injustiças também. Nos momentos de mudanças, de um sistema para o outro, é que ocorrem as grandes transformações. É esse o momento atual.

Não existe movimento social perfeito. Todos têm as suas características. Seus pontos positivos e negativos. É preciso compreender que esses movimentos pendulares fazem parte da história. É preciso que todos os brasileiros comecem a se sentir agentes de transformação, é fundamental sair dessa posição de passividade.

Os processos sociais não são lineares. São ciclos de domínio e resignação. É preciso compreender a necessidade da diversidade para se chegar a unidade.

- Anuncie Aqui -