Quem vê cara não vê coração!!!

Nobríssimos amigos destes dez anos de estrada, como já blasonei em outras tantas oportunidades deste meu “apreço” pelos velhos ditados, hoje trago à baila um ditado que aceita ser usado para várias ocasiões e é oportuno para aquilo que quero externar nesta oportunidade. Antes porem lhe digo que o verdadeiro significado deste velho ditado: que é de que o que as pessoas aparentam não representa aquilo que elas realmente são, podendo-se ter a aparência de bondoso e ser, na verdade, muito mau. Usa-se esta expressão para recomendar cautela contra pessoas maldosas, mas com boas aparências.

É tão incerta a situação do mundo atual, principalmente em se tratando do cotidiano politico que podemos dizer que em inúmeras vezes apertamos a mão e votamos em bandidos. Sim bandidos que hoje vivem seus dias trancafiados em presídios. Pois infelizmente quem vê cara não vê coração. São inúmeras as situações que as redes sociais tem mostrado onde a sociedade, principalmente a brasileira tem a mania de descriminar o seu irmão que tem alma assim como todos nós. No entanto aquilo que mais uma vez quero tratar nesta minha participação é sobre as eleições do ano que vem. Pois se continuar da forma que está, farei de tudo para ir embora da terra do Pau Brasil.

Comungue comigo nobríssimo de que em menos de um ano a campanha presidencial deverá estar em cabal direção, e a incerteza aumenta, à medida que a eleição se aproxima. O descrédito daqueles candidatos que se diziam os tais em um curto tempo atrás está a cada dia que passa mais e mais fendido.  Pesquisas recentes mostram nenhum candidato tem rejeição abaixo de 50% e o líder em todos os cenários está seriamente ameaçado de ser impedido pela Justiça de concorrer. Que infelizmente meu povo tem sido Luiz Inácio lula da silva.

Renomados cientistas políticos, que vem sendo indagados em relação ao descredito dos nossos representantes na corrida presidencial, os quais tem dito que o futuro presidente da nossa nação deverá ser alguém que não circunda com seu nome em meio aos tais que já estão nas ruas com suas campanhas em pleno vapor. É uma possibilidade, sim que o cenário está sendo preparado para o advento de uma novidade, algo diferente.

O problema maior em meio a tudo isso, é que o tempo para surgir algo novo esta cada vez mais apertado.  Em si tratando de esfera nacional, um candidato só é viável se tiver estrutura montada, alianças estrutura em todo o País, coisa que não se vê, em nomes além daqueles já calejados e de quem o povo está enojado. Não dá para aparecer do dia para noite.

No entanto, a solução para o embaraço pode não necessariamente ser uma novidade. Num cenário de desgaste do poder, como ocorre hoje, a oposição tende a capitalizar o sentimento de rejeição. Porém, quando a desabonação é total dos candidatos e atinge também os opositores, que chega a atingir o sistema político inteiro, e mesmo assim nenhuma novidade consegue sobressair, quem pode sair ganhando é o governo.

Avalie comigo nobríssimos de mais de quinhentas edições, se todos são rejeitados, a força da máquina pode ser o diferencial capaz de induzir o voto. Se tanto faz um como o outro, na visão do eleitor, essa concepção pode ajudar quem tem a caneta para conceder benefícios de imediato à população. E lá vem mais uma vez o nosso velho e bom ditado: Se quem vê cara não vê coração em time que esta ganhando é melhor não se mexer!!!

Isto posto meu nobre, tal realidade se torna muito mais improvável diante do grau de desgaste do governo Michel Temer. Ultrapassou-se o patamar no qual o governo é impopular. Os índices atuais são completamente ridículos. Dilma Rousseff do PT, tinha o recorde anterior de impopularidade. Últimas pesquisas mostram, no entanto, que o Temer tem a metade do índice de ótimo e bom obtido por ela, que já era vergonhoso. Motivo que nos leva a considerar, que o governo está num patamar de desacreditação sem precedentes. Isso não deveria ser algo natural…

Pasmem os senhores, se jazesse o governo Temer um cadinho melhor, teria condições de influenciar as eleições de maneira bastante expressiva. Nem carecia de ele ser muito mais popular. Não precisava ser amado. Bastava ser pouquinha coisa menos odiado e já teria cenário ao seu feitio. Fosse impopular no nível em que foi um Zé Sarney, um FHC, no fim de seu mandato, já estaria em boa posição. Acontece, no entanto, que a situação de Temer é ruim sem qualquer antecedente.

No entanto nobríssimos, pelo que dizem nossos ilustres economistas críticos, a economia dá sinais tímidos de recuperação. O PIB voltou a crescer, embora muito timidamente. Caso continue esta melhora nos próximos meses que antecedem as previas, as convenções, quem sabe o governo terá capacidade de fazer a diferença a favor de um candidato que apoie. Nem precisa de muita coisa. Com a máquina, os braços do governo espalhados por todo o País e o financiamento costumeiramente generoso para candidatos de situação, se for capaz de levar seu candidato a algo em torno de 18% a 20%, já estará na briga pelo segundo turno. E, no segundo turno, tudo pode acontecer.

De maneiras que, por mais que a situação de Temer seja tenebrosa, ainda é possível que o governo consiga emplacar o sucessor. Probabilidade não se vê ainda no cenário atual, mas, tudo é possível. O presidente dá sinais de que tem essa compreensão. O que tem sido pedra no sapato de Temer, no entanto que, apesar da melhora do PIB, não houve retomada do investimento. Sinal de que ainda há muita desconfiança. E, sem investimento, não tem jeito de o País crescer de forma sustentável e continuada. Sem crescimento e retomada de emprego expressiva, não tem como o governo melhorar a avaliação.

Para ir embora tenho que ainda lembrar a vocês de que seremos nós nas urnas no ano que vem, sim quem mudará a saúde do nosso País. Não devemos errar novamente, não se esqueça: quem vê cara não vê coração, não aceite trocar o seu precioso voto por um simples aperto de mão, ou um rostinho bonito, pois o futuro da sua cama, mesa e roupa para vestir estará em seu voto que só você e Deus é quem saberão. E eu ainda creio de que no final tudo dará certo, um forte abraço e viva O Senhor Jesus!!!

- Anuncie Aqui -