Trânsito de Curitiba ganha novo binário a partir de amanhã

Curitiba tem um novo binário.

Os 20 mil motoristas que passam diariamente pelas ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, no Santa Quitéria, terão uma novidade no trânsito. A partir desta quarta-feira (4/4), às 15h, a Prefeitura coloca em funcionamento um binário composto pelas duas vias. O binário terá extensão aproximada de três quilômetros, contando com as três primeiras quadras da João Alencar Guimarães, que já têm sentido único.

Importante ligação entre os bairros Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido, o binário irá da Avenida Presidente Arthur Bernardes até a Rua Herbert Neal. A João Alencar Guimarães, que teve o pavimento refeito pela Prefeitura nas últimas semanas, é a continuação da Avenida Iguaçu e seguirá no sentido bairro. Já a Major França Gomes terá fluxo de veículos no sentido Centro, até encontrar a Avenida Getúlio Vargas.

“Queremos organizar melhor o fluxo de veículos, do transporte coletivo e de pedestres pela região”, diz o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. “O tempo de percurso será menor, com ganho de velocidade operacional para os ônibus que passam pelo trecho.” Somente no horário de pico, circulam pelas duas ruas perto de dois mil carros diariamente, nos dois sentidos.

De acordo com a superintendente municipal de Trânsito, Rosangela Battistella, o binário também vai contribuir para a segurança dos pedestres na travessia, principalmente nos locais com grande aglomeração de pessoas. Foi instalada uma faixa elevada em frente à Igreja Batista Memorial de Curitiba e ao lado do Centro de Educação Infantil Matita Perê. “Melhorar a segurança do pedestre na região era um pedido antigo da comunidade local”, reforça Battistella.

Preparação para a mudança

Além do pavimento, as ruas ganharam nova sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura no pavimento), feitas pela Superintendência de Trânsito (Setran).

Na quarta-feira, a partir das 12h, agentes de trânsito estarão nos arredores do binário. A mudança de sentido terá início às 15h e, a partir de então, equipes da Setran vão orientar os motoristas. Eles também estarão no local nos dias seguintes à implantação do binário.

Ciclorrota

A Prefeitura está desenvolvendo projeto para a criação de uma ciclorrota, conduzido por técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e da Setran. A ciclorrota passará pela Rua Júlio Eduardo Gineste, no trecho entre a ciclovia da Arthur Bernardes até a Rua João Scuissiato, seguindo até a Uniandrade. “Essa ciclorrota receberá sinalização horizontal e vertical de acordo com os manuais e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran”, informa Rosângela.

São necessárias adequações na calçada, no cruzamento da Júlio Gineste com a Arthur Bernardes, para ligar a ciclorrota à ciclovia já existente.

 

- Anuncie Aqui -