Prefeitura troca o antipó por asfalto de qualidade em ruas do Sítio Cercado

Na Regional Bairro Novo, equipes contratadas pela Secretaria de Obras Públicas fazem a revitalização de ruas que são importantes ligações viárias, têm equipamento públicos e por onde passam linhas de ônibus. Entre elas, estão a Lupionópolis, Nova Aurora, Ourizona, Pérola do Oeste e David Tows, no Sítio Cercado .

“O antipó está sendo substituído por asfalto. Ao reciclarmos o material antigo, agregamos brita graduada e cimento. Isso dá mais qualidade ao pavimento”, afirma a engenheira da Secretaria de Obras Guacira Civolani, que coordena os trabalhos de pavimentação.

Nesta semana, o serviço está concentrado na Rua Lupionópolis. Lá, a revitalização é feita desde a Rua Tijucas do Sul, bem perto da Rua da Cidadania Bairro Novo, até a Estrada do Ganchinho, numa extensão de 1.400 metros.

Os mecânicos Clóvis Paulo Gonçalves e Josemar Vaz, da Mecânica Paulo, na Rua Lupionópolis, acompanham de perto os trabalhos das equipes que fazem a renovação do asfalto. “Tinha muitas ondulações na pista. O tráfego vai ficar melhor”, avalia Josemar.

Clóvis relata que o serviço não atrapalha o movimento da oficina, porque a pista fica liberada parcialmente para o acesso dos clientes e dos moradores. “E vai ficar melhor sem os buracos”, completa.

Só neste trecho da Rua Lupionópolis passam três linhas de ônibus: Bairro Novo B/C, Bairro Novo B e Pinheirinho.

Da casa onde moram há sete anos e do mini-mercado da família, as irmãs Kailane Nicole Honório e Jessica Alana Honório também observam a movimentação. “Estava precisando. A rua estava cheia de ondas”, conta Kailane, que é estudante.

Bom para o comércio

Na Rua Nova Aurora, paralela à Lupionópolis, a via é renovada em dois trechos – entre a Tijucas do Sul e a São José dos Pinhais e entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Gabriel Ribeiro. Os dois trechos somam 1.290 metros.

Na Nova Aurora, por onde passam as linhas de ônibus Bairro Novo B/C, Bairro Novo B, Pinheirinho e Futurama/Sítio Cercado, Alessandra dos Santos Fonseca avalia que asfalto novo é bom para o comércio. Ela trabalha na Marcenaria Móveis, loja do pai, Joel dos Santos Fonseca, que mora na Nova Aurora há 25 anos. “Ali onde tem a rua, antigamente tinha casa. Essa região mudou muito”, conta ele, que também é dono do Saion Cabeleireiros.

Entre os equipamentos públicos da Rua Nova Aurora está a Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Bairro Novo.

Sinalização

Agora que só falta a sinalização da Rua Pérola do Oeste, o pedreiro Roberto Carlos Ciniava foi contratado para fazer o meio-fio de uma casa. “Quando a Prefeitura arruma o asfalto as pessoas resolvem arrumar o seu imóvel”, observou.

Na Rua Pérola do Oeste, a renovação do pavimento foi feita numa extensão de 285 metros entre as ruas Lupionópolis e Nova Cantu. Neste trecho está a Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto.

Na Rua Ourizona, o serviço está sendo feito entre a Tijucas do Sul e a David Tows, numa extensão de 1.250 metros. A Ourizona e a David Tows serão sinalizadas em breve, já que a reciclagem e o reperfilamento foram concluídos.

A dona de casa Ivone dos Santos mora há dois anos bem perto da David Tows e há 20 anos na região. Ela conta que antes dos trabalhos a rua estava cheia de buracos. “Ficou melhor. Agora só falta sinalizar”, afirma.

Além da pintura (sinalização horizontal) onde antes havia lombada na David Tows, serão implantadas faixas elevadas, que dão mais segurança à travessia de pedestres.

- Anuncie Aqui -