QUEBRANDO O GELO – COM ENÉAS RIBEIRO

Saudações, povo querido!

Embarcando na polêmica, cá estou mais uma vez sem rodeios, porque mimimi é conversa de gato gago.

Incrível como o Brasil é o país das meias verdades e valores invertidos, basta alguém escrever a palavra Rouanet e já aparece alguém xingando artista de vagabundo, parasita e explorador. Para quem não sabe o que a Lei Rouanet, o titio Enéas explica: É uma Lei criada no governo do ex-presidente Collor, onde o financiador pode direcionar o que pagaria de Imposto de Renda, para incentivo a Arte e Cultura.

Até aí tudo bem, legal, entre seu dinheiro virar verba para jantar de luxo e passeios de deputados ou joias para as amantes, o dinheiro injetava sobre vida na combalida Cultura Nacional.

Mas aí que a coisa ficou mais apertada que calça de periguete, porque como brasileiro não desiste nunca, logo arrumaram um jeito de desviar verba da Rouanet. Azedou também quando virou hábito pagarem valores exorbitantes para artistas populares que viraram clientes usuais da Lei, pois empresas de captação de recursos os contratam… e por aí iniciou-se uma caça as bruxas. A galera já acendeu as fogueiras, pegaram os ancinhos e saíram pedindo a cabeça da classe artística como um todo.

Sou artista plástico profissional, vivo exclusivamente de arte e Cultura desde os 13 anos de idade, tenho um irmão escultor profissional que também vive exclusivamente  só de arte desde 1985, nunca usamos dinheiro da Roaunet, mas entendemos sua importância. Todo mundo desce o cacete nos artistas, mas nunca vi ninguém ter peito de falar dos empresários que só querem meter seu dinheiro em artista consagrado, que possam render vendas de ingresso, cerveja ou abadá. Todo mundo xinga e esperneia, mas no Carnaval corre atrás do primeiro Trio Elétrico financiado com Rouanet, depois saem nas ruas de cara pintada protestando que o culpado é o artista.

Está cheio de projetos bacanudos, como a Banda de Metais que tem em uma cidade aqui da RMC, o projeto tem bolsa de estudos, alimentação, musicalização infantil, apresentações de alto nível com esses alunos, tudo gratuito. O público alvo são os moradores de uma favela com o pior IDH do Sul do Brasil. Mantido como? Pela Rouanet. Quem coordena tudo? ARTISTAS. Amiguinhos, parem de demonizar uma classe que trabalha, porque virou moda de Facebook reproduzir o que se lê em grupos A ou B.

Sei que alguém logo vai falar do peladão do Museu e as crianças, mas saibam que a na entrada da exposição havia a placa com restrição de idade. Se criança entrou é porque os pais estavam acompanhando e autorizaram. Mas a culpa é da Rouanet, vamos queimar essa lei duzinfernu!!! Ah galera, não sabe brincar não desce pro play.

MINHA OPINIÃO:

Queridos, falo sobre Leis de Incentivo a Cultura com conhecimento de causa. Atualmente desempenho a função de Diretor Municipal de Cultura, conheço as leis da área, mas conheço principalmente o povão. E o povão… Acha que Museu é depósito de coisa velha, acha que música clássica é pra dormir, acha que livro é enfeite de estante, acha que escultura é só Branca de Neve para por no jardim, acha que pintura é só Romero Brito, e assim a vida segue.

Postam que não precisam de artista pra nada, mas aprenderam a ler em uma cartilha ilustrado por um desenhista, jogam games planejados por ilustradores, curtem cinema, assistem séries na Netflix sem se tocar que ali tem atores, roteiristas, artistas gráficos, designers, músicos etc envolvidos na produção, fotógrafos estampam jornais  e revistas, rádios tocam músicas, chargistas desenham para jornais, tiram fotos em frente a monumentos e esculturas fazendo gracinhas mil e por aí vai . Moral da história, o Brasil é uma indústria de corrupção, culpar a Arte, a Cultura como a origem do mal me faz lembrar do documentário Arquitetura da Destruição, que apenas mostra que a humanidade anda em círculos, igual um cão perseguindo próprio rabo. Mas por fim, no Brasil, grosso modo, a população não frequenta Museus ou Teatros, não consome arte nem cultura, mas todos são especialistas em o que é arte e o que não é. Consomem muito produto “cultural” de qualidade inexistente, dando joinha, mas a culpa é da Lei e desses “malditos artistas”. Todos nós somos inimigos da nação e parasitas que vivemos de Rouanet. Mas tudo bem. Pôr a casa em ordem é sempre importante, mas ao acharem os culpados pela sujeira, sempre é bom olhar pra ver se não são nossos próprios rastros de lama que estão pela sala.

Olhos atentos meu povo… T+

Enéas Ribeiro – Cartunista que já levou a filha no Museu, e não tinha nenhum homem pelado lá.

 

- Anuncie Aqui -