Quasar, asteróide ou aquecimento?

Foto: wikipedia

Por Édelis Martinazzo Dallagnol

Num futuro imprevisível, seremos assados ou engolidos?
O universo parece ter entrado, há alguns bilhões de anos, na política brasileira — ou teria sido esta que historicamente copiou as regras da “instabilidade” do cosmos?… Formam-se estrelas, e são “engolidas”; formam- se planetas, e são atraídos ao corpo celeste original… Galáxias se expandem, quasars “devoram” constelações inteiras… Tudo muda, nada é estável.… Apenas uma coisa não muda: a lei que rege o universo.
Faz poucos dias que o Nobel de física foi conferido aos cientistas que descobriram um “buraco negro” em nossa galáxia. Esse “buraco negro”, ou quasar, está em formação; tende aumentar e, então, engolirá nosso sistema estelar: com uma descomunal força gravitacional atrairá a galáxia inteira. Prepare-se, caro leitor, porque isso tudo pode ocorrer em menos de 20 ou 30 milhões de anos! Ou, em 150 anos podemos ser atingidos pelo asteroide Bennu…
Pois é, o universo é instável e o homem sabe disso, tanto que já procura por eventuais opções futuras: Marte, Vênus… ou quiçá outras plagas… Em 1888, Giovannini descobriu canais em Marte, alguns muito profundos. Pensemos juntos: o oxigênio, vital para vida humana, é mais pesado que os gases em geral e, portanto, poderia acumular-se nos canais (vales), viabilizando a vida humana… Todavia, telescópios modernos nos desiludiram — infelizmente, não há canais… Há poucas semanas, a NASA descobriu lagos em Marte; mas são subterrâneos e, pior que isso, salgados! Também há poucas semanas descobriram gases compatíveis com a vida em Vênus; mas um detalhe desanima gente: a temperatura, em sua superfície, passa de 400 °C.
Para onde iremos? Aqui, temos provas irrefutáveis do aquecimento global, que poderá inviabilizar a vida. Muito antes do quasar nos engolir ou o Bennu impactar o planeta, o aquecimento global poderá assar-nos! Para onde iremos, então?… Qual planeta poderá acolher- nos?… Amigo leitor, depois de analisarmos opções, concluímos que o planeta que poderá acolher-nos é o grande, querido e amoroso planeta Terra. E o aquecimento?… É uma realidade que precisaremos enfrentar!
Quando se pensa no tema, há disparates de toda ordem, que chegam a provocar aversão. Dizem, alguns “iluminados”, que devemos transformar tudo em verde permanente (florestas); outros, que não podemos abrir mão do agronegócio, porque “o Brasil é o celeiro do mundo”… Lá fora também há “iluminados”, e da guerra de opiniões e posições resulta esse amorfismo que se pode ver e comprovar: ninguém desenvolve políticas realmente comprometidas com o nosso futuro (nossas próximas gerações)… Sentimos imensa tristeza em analisar o que de concreto o mundo está fazendo, nós estamos fazendo, para reverter toda essa ameaça!… O ladrão, o assaltante só deixam de cometer crimes se vão para a cadeia. Está indo para a cadeia aquele que prejudica o meio ambiente? Não falo de quem tem um animal silvestre ou ateia fogo no capim. O “grande” vai para a cadeia?

- Anuncie Aqui -