Respeito à dor

Foto: freepik

Por Édelis Martinazzo Dallagnol

Como dizíamos, o ser humano é vingativo, hostil, corrupto… Nunca se viu em nosso país a corrupção estender seus tentáculos para todas as áreas e setores como agora… Assaltos, latrocínios, fraudes fiscais, clonagem de cartões, de PIX, etc., desvio das verbas de amparo à fome (auxílio emergencial)… Tanta fraude, tanto engano, tanta ganância que já são poucos que trabalham e muitos que sugam os que trabalham! Estamos vendo surgir uma sociedade em que “o mundo dos vivos” está fazendo estragos… Depois acham que o comércio comete fraude fiscais… Praticam muitos e quase habitualmente fraudes, desvios e toda sorte de irregularidades… Logo, logo serão os corruptos que tentarão diminuir e combater fraudes fiscais, para que o “bolo da viúva” — o montante das verbas públicas — seja maior, para poderem desviar mais.
Onde fica o ser humano, em meio a tudo isso? Quando nos referimos a “ser humano”, queremos dizer aquele criado à semelhança de Deus, aquele para quem foi criado universo. Aquele ser inteligente, sociável — “o homem é um animal social”, Aristóteles — e, sobretudo, solidário. Não deveria estar repartindo o pão com o desempregado, com o doente? Não deveria estar-se importando com a família enlutada, que perdeu um ente querido? Isso não é ser “piegas”, “carola“ — apenas solidário, apenas humano!
Muitas famílias foram atingidas nos ganhos e não puderam pagar aluguel, ou garantir alimentação adequada a suas crianças, os seus idosos, ou adquirir a medicação necessária à mínima qualidade de vida… Outras famílias foram atingidas em sua saúde, quer sofrendo danos ou sequelas irreparáveis em seu organismo, quer perdendo familiar. Ainda outras famílias tiveram afetadas suas reservas financeiras em decorrência de falsários, fraudadores, ladrões — seres inescrupulosos que jamais mereceriam conviver em sociedade, máxime nesta sociedade machucada, falida pela pandemia…
Os estragos da pandemia são notáveis, grandes, deletérios… muitos irrecuperáveis… Deve-se isso a quem? Aos chineses? Quase todo mundo pensa que são eles os culpados — e talvez o sejam… A desconfiança advém de duas elementares constatações: na China quase não ocorreram mortes (passando a impressão de que já possuíam o antídoto, a vacina) e a China está em franca estratégia de controlar a economia do planeta… Mas, tudo isso pode nem corresponder à realidade, à verdade… O certo é que toda essa pandemia se desencadeou a partir de um vírus, um ser minúsculo, invisível a olho nu…
Quem diria que a ameaça moderna ao homem nem é mais tubarão, leão, cobra, onça… Um minúsculo e desprezível vírus está sendo capaz de provocar tanta dor, tantas perdas! E o homem, inteligente que é, já não deveria ter eliminado vírus? Será que é de seu interesse?…
Constatando os desajustes e, mesmo, verdadeiras desgraças, que a pandemia trouxe a muitas famílias, veio-nos à mente que muitos pequenos pássaros, ano após ano, reconstroem suas casas — na próxima semana falaremos sobre isto.

- Anuncie Aqui -