Será o fim?

Foto: Reprodução internet

Por Édelis Martinazzo Dallagnol

Tivemos tantas “previsões” (ou mal-augúrios) nos últimos tempos… Arrebatamento? Armagedom? Choque estelar?… O curioso é que nenhuma dessas “previsões” é positiva. Há anos aguardamos ouvir algo melhor, como: “A terra está curada de todas as doenças”… “A humanidade começará um ciclo de paz, saúde e fartura”… Nada disso. Nenhuma notícia auspiciosa aparece na TV e nos jornais… Ao contrário: atentados terroristas, guerras, doenças contagiosas… Em meio a tudo isso, há os que levantam questões climáticas como maus prenúncios, como verdadeiras ameaças à vida humana… Será?…
Isso tudo não é conversa de quem não tem o que fazer. Há poucos anos, “apareceu” a tal da Greta, querendo salvar as “girafas da Amazônia”… Criança que era, um equívoco, ou vários não maculam uma posição corajosa e pioneira de enfrentar o amorfismo das nações e seus governantes… Bom seria se cada país tivesse uma Greta e, mais, demonstrasse um mínimo de apoio a lutas em favor de um clima mais acolhedor, mais condizente com as necessidades humanas!… Os países mais prósperos querem manter sua hegemonia, gerando mais e mais riquezas, pouco importando as consequências deletérias para a humanidade… Há repetidos períodos do ano em que o ar se torna irrespirável… Chernobyl foi um exemplo de querer um progresso de ponta, sem os investimentos necessários em segurança…
Armagedom à vista?… Sejamos sinceros: algo de ruim, de terrível poderá acontecer… Muitos sinais estão aí, palpáveis, “batendo à porta”… Ano passado, tivemos incêndios pavorosos no Pantanal e na Amazônia; depois, secas e mais secas, a ponto de nossas reservas hídricas passarem a preocupar… Não temos a maior reserva de água doce do mundo? Ultimamente, não parece. Assim com Tucuruí e todas as grandes represas das hidrelétricas… O abastecimento, em Curitiba, está sujeito a rodízio, em verdadeira “economia de guerra”. Isto é normal? Claro que não! E a friagem desta semana? É algo de inusitado, quase insólito… Há muitos e muitos anos que não acontecia… Vamos olhar para fora do país. Incêndios florestais em dois Estados norte-americanos, fora de controle, apesar da invejável tecnologia americana no combate a chamas: aviões com água e substâncias químicas; equipes extremamente treinadas, equipadas com o que há de mais moderno… Recentemente, incêndios em Portugal, Espanha, Itália e no leste europeu, enchentes devastadoras na Alemanha, na Bélgica, na Itália, no Paquistão… Não é normal!
E o tal do aquecimento global, onde está? Está aí, chegando na sua casa, amigo leitor! Nunca ficou tão visível! Derretimento das calotas polares, incêndios florestais, aumento das temperaturas médias… Se isso não for prova suficiente, vamos até o lago Baical, na Sibéria: em meados de julho deste ano, ocorreu um incêndio florestal de imensas proporções! Pior: a temperatura junto ao lago chegou a 37ºC! Não costuma passar de 9ºC, no forte do verão… Simplesmente inacreditável!… Uma prova inequívoca de que o aquecimento global está à solta, está presente e só não vê quem não quer!

- Anuncie Aqui -