Hábitos que podem prolongar a vida

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Dando continuidade ao assunto sobre saúde e qualidade de vida da matéria passada (https://asemananews.com.br/2021/08/14/dicas-praticas-para-melhorar-a-qualidade-de-vida/), você sabia que existem hábitos que podem prolongar a expectativa de vida?

Já adianto que não existem muitas novidades. Mas, infelizmente, os hábitos listados não costumam fazer parte da vida da maioria das pessoas. E como sempre oriento, a qualidade de vida é uma escolha que a pessoa faz para si todos os dias. Envelhecer com saúde requer a adoção de um estilo de vida mais saudável. Vamos então reforçar alguns hábitos que podem acrescentar alguns anos de vida:

  1. Nunca fumar > Este é o hábito mais fácil de seguir para quem nunca pegou em um cigarro. No entanto, para quem já é fumante, é um dos mais difíceis. Largar o vício é uma tarefa árdua, que exige acompanhamento médico e psicológico em muitos casos. Por isso, se você nunca fumou, saiba que o cigarro só vai encurtar a sua vida e trazer doenças para o seu futuro. Nem comece. Evite ficar próximo de locais com fumaça de cigarro, pois o fumo passivo traz os mesmos prejuízos para a saúde. Se você fuma, livre-se desse vício o quanto antes se quiser garantir uma vida longeva de qualidade.
  2. Manter o IMC saudável > O Índice de Massa Corporal – IMC diz respeito àquela conta usada para verificar se o seu peso é adequado para a sua altura. Esse cálculo é mais válido para os indivíduos inativos fisicamente. Nessa conta, o seu peso é dividido pelo número da sua altura multiplicado por ele mesmo. Assim: IMC = Peso (em Kg) / Estatura² (em m).

Se o resultado desse cálculo ficar entre 18,5 e 24,9, significa que você está dentro do peso. Caso os números fiquem acima ou abaixo, recomendo uma readequação na sua alimentação e incrementar a sua rotina de atividades corporais.

  1. Realizar pelo menos 30 minutos de exercícios diários > Em uma rotina repleta de obrigações, poucos conseguem manter o hábito de fazer atividades corporais. Se você não consegue fazer exercícios diariamente, tente pelo menos três vezes por semana. Não precisa se matricular em uma academia, ou contratar uma orientação, embora seja o mais recomendável. Caminhar, correr ou pedalar durante 30 minutos em uma intensidade que gere esforço físico moderado (onde você conversa com alguma dificuldade) já gera resultados positivos para a saúde e o bem-estar. Ainda existem alguns aplicativos que podem ser bastante úteis.
  2. Seguir uma dieta de boa qualidade > Ingerir os nutrientes necessários à vida nas quantidades corretas e nos momentos propícios também é um dos hábitos que podem acrescentar anos de vida. Os nutrientes devem ser colocados em uma dieta balanceada, incluindo proteínas, gorduras de boa qualidade e menos carboidrato.
  3. Consumir quantidades moderadas de álcool > Quando essa substância entra no nosso organismo, o trabalho hepático realizado é para eliminá-la o quanto antes, pois é tóxico. Pesquisas apontam que mulheres não devem ultrapassar o consumo de 5g a 15g de álcool por dia, enquanto homens não deveriam consumir mais que 30g por dia.
  4. Ter uma boa noite de sono > O sono é vital e a qualidade das horas de descanso também. O sono verdadeiramente reparador propicia uma gama imensa de benefícios. Benefícios os quais são processados e utilizados pelo corpo unicamente durante uma noite de sono bem dormida, como: organização das informações captadas durante o dia, desintoxicação, produção de hormônios e reparação de danos celulares.
  5. Ter uma Vida Social Ativa > Conservar boas relações é outra atitude fundamental para viver mais tempo e com mais saúde. Pessoas que interagem frequentemente com a família, os amigos e a comunidade são mais felizes, fisicamente mais saudáveis e vivem mais tempo do que as que têm menos ligações.
  6. Ser Otimista > Acredita-se que esse atributo psicológico, caracterizado como a expectativa geral de que coisas boas aconteçam ou a crença de que o futuro será favorável, está relacionado a controlar melhor as emoções e comportamentos, a se recuperar de maneira mais eficaz de situações estressoras e dificuldades e a ter hábitos mais saudáveis.
  7. Ter um Propósito de Vida > Indivíduos que têm propósito, e não importa se é pessoal, familiar ou profissional, são mais motivados, felizes e possuem mais controle sobre suas emoções. Além disso, normalmente, levam uma vida mais saudável, apresentavam melhores índices metabólicos, têm o sistema imunológico mais fortalecido e melhor desempenho cerebral.

A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -