Novembro Azul e Saúde do Homem

Foto: Ministério da Saúde

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. E esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata, a cada ano, entre 2020 e 2022. Ou seja, a cada hora, sete homens recebem o diagnóstico do câncer de próstata no Brasil. O tumor mata cerca de 20% dos pacientes. Em 2021, 16.055 homens morreram devido à doença, o que corresponde a cerca de 40 mortes por dia.

Idade, raça, hereditariedade, mutações genéticas – quanto a isso nada podemos fazer – e estilo de vida – e isso só depende de cada um – são fatores de risco. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso, de cor preta e obesidade, estão mais propensos ao câncer de próstata. Embora seja uma doença já bastante conhecida, por medo, preconceito ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. A primeira campanha relacionada ao câncer de próstata foi realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) e batizada de “Um Toque, Um Drible”, em 2008. Em 2011, o LAL lançou o Novembro Azul no país, tendo como inspiração o movimento australiano “Movember” (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro). De acordo com o LAL, milhares de homens ainda deixam de realizar os exames preventivos por preconceito, por falta de informação ou pela correria do dia a dia. Segundo o instituto, a participação e o apoio da mulher são muito relevantes porque é ela quem incentiva seu companheiro, seu pai, seu familiar ou seu amigo a fazerem seus exames preventivos. Mulheres, vocês são fundamentais, também, nesse processo!

Ao longo dos anos, o Novembro Azul tornou-se uma ação de domínio público e passou a ser incorporada por outras ONGs, empresas privadas e pelo setor público, engajando milhões de pessoas. Atualmente, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil. O Novembro Azul é um movimento que visa atingir a população de modo geral, mostrando como é importante cuidar da saúde de modo integral, não apenas em novembro, mas o ano todo.

A boa notícia é que os homens que fazem exames e descobrem a doença precocemente terão chances de cura muito maiores. O câncer de próstata é um dos cânceres mais curáveis que existem. O principal fator para manter altas as taxas de cura é o diagnóstico precoce, com os exames de rastreamento.

Um dos grandes desafios dos médicos que cuidam da saúde masculina é enfrentar a desinformação, o medo e o preconceito. Felizmente a consulta ao urologista já tem sido muito mais frequente. A desinformação já está deixando de ser o maior problema. Contudo, quando o preconceito é também superado ainda existe o medo de receber um diagnóstico desfavorável: por incrível que pareça, esse fator é muito presente no homem brasileiro. A explicação dos especialistas (urologistas) para esse receio é que o homem teme em descobrir que está doente e ter que deixar de ser o provedor da família. É preciso alertar que a maioria não terá a doença. Estatisticamente são apenas 14% de diagnósticos; mas é importante descobri-los com maior brevidade possível, para a doença ainda estar localizada apenas na próstata e aumentar as chances de cura, em um tratamento muito mais simples, seguro e menos desgastante.

E a melhor forma de vencer esse medo é difundir informações – como a indicação dos exames de rastreamento, para avaliar a saúde sem esperar ter sintomas. Homens a partir de 50 anos – ou 45 anos, se tiver fatores de risco (histórico familiar da doença: pai, irmão, tio; raça negra e obesidade mórbida) – devem fazer os exames de toque retal e PSA. O PSA é um exame sanguíneo e não substitui o toque retal. Existem casos de PSA normal e com toque retal alterado, e a partir disso é necessário realizar uma biópsia e os tratamentos, se necessários.

Nem todo câncer de próstata exige medidas imediatas. Sabe-se que mais ou menos um terço dos pacientes com diagnóstico de doença precoce não precisam de tratamento imediato. O seguimento, chamado vigilância ativa, é uma das condutas mais recomendadas: através de exames regulares se monitora a doença. Se o câncer não desenvolver ao longo de anos, nada precisará ser feito. Caso sim, os tratamentos, como cirurgia e radioterapia, serão recomendados.

Como toda doença, a melhor opção é a prevenção. Por isso o ideal é o homem ir ao médico desde cedo, para ter um acompanhamento completo de sua saúde. Outras medidas muito bem vindas nesse processo de prevenção são: evitar dietas com excesso de gordura e de carboidrato; dar preferência a uma alimentação baseada em frutas, legumes, vegetais e carnes magras; descascar mais e desembrulhar menos; praticar alguma modalidade de atividade física ou exercício físico, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o tabagismo e ainda combater a obesidade. Esses fatores todos podem controlar.

Durante todo o mês de novembro o Instituto Vencer o Câncer realizará ações de divulgação de informações de prevenção, cuidados e tratamentos do câncer de próstata. Acompanhe no site https://vencerocancer.org.br/

Saiba mais sobre esse tema:

https://asemananews.com.br/2020/11/06/novembro-azul/

https://asemananews.com.br/2020/11/13/novembro-azul-atividade-fisica-e-cancer-de-prostata/

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

 

- Anuncie Aqui -