Novembro Azul

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

O câncer vai ser uma doença cada vez mais comum em nosso meio. Em parte isso acontece por um bom motivo: estamos vivendo cada vez mais. E em parte por outro mau motivo: hábitos de vida inapropriados que tendem a facilitar o seu aparecimento.
O câncer de próstata é a segunda doença mais comum em homens, sendo que a cada ano possui quase um milhão de novos casos diagnosticados no mundo. É um câncer que pode variar de tumores com crescimento lento até os mais agressivos, que progridem de forma rapidamente no corpo. Diante disso, é de extrema importância o diagnóstico precoce e prevenção à doença. E um modo de prevenção é por meio dos exercícios físicos e um estilo de vida mais saudável.
Para o câncer de próstata, não existe apenas um fator de risco que se destaque para o desenvolvimento, mas a influência de diversos agentes em conjunto que aumentam o risco para o seu desenvolvimento ao longo da vida. Diferentes fatores podem favorecer o seu desenvolvimento, tais como a idade do homem (quanto mais velho, maior o risco), a “raça”, o histórico familiar e a obesidade (que se relaciona com a dieta). Já é fartamente documentado, pelas pesquisas científicas, que cerca de 20% dos casos de câncer estão ligados, principalmente, ao excesso de peso, incluindo o câncer de próstata. A obesidade é uma doença inflamatória de longo período. Os processos inflamatórios continuados enfraquecem nosso sistema imunológico, que não conseguem deter as células danificadas, que podem se desenvolver para algum tipo de câncer. Contudo, ter um ou mais fatores de risco não significa, necessariamente, que o indivíduo irá desenvolver o câncer de próstata. A prevenção é o melhor remédio.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é fato que as atividades físicas são ótimas para combater doenças cardiovasculares (infarto e AVE), síndromes metabólicas e para diferentes tipos de câncer, inclusive o da próstata. Mas temos que ter a ideia que não há poupança em relação aos exercícios. Eles só são benéficos enquanto praticados e executados regularmente. A continuidade é o fator preventivo. O indivíduo deve-se manter ativo durante toda a sua vida. E nunca se esquecer de fazer exames periodicamente.
Vários estudos indicam que a atividade física atua indiretamente na prevenção da neoplasia à medida que promove a redução de peso, que diminuiu a gordura corporal e que baixa a inflamação, dando chances ao Sistema Imune de combater as células alteradas. A obesidade promove um desarranjo hormonal perigoso e um estímulo à progressão do câncer, que sofrem oscilações e elevam os níveis de morbidade e mortalidade pelo câncer. Não de chance para o câncer! Movimente-se!
Os exercícios constantes promovem controle do peso corporal além de desestimular maus hábitos, como por exemplo, o tabagismo e o etilismo continuado; melhoram o comportamento psicoemocional por meio de liberação das endorfinas; diminuem processos de inflamação celular; e estimulam os processos de reparação celular e a função imunológica.
Em suma, a atividade física atua na prevenção de diversas enfermidades e entre elas, o câncer.
Diversos estudos e testes identificaram que a prática de exercícios físicos isoladamente reduz em 25% a chance de desenvolver câncer. Um único hábito de vida é capaz de evitar 1 em cada 4 casos de câncer. Da mesma maneira, adotar uma dieta rica em grãos integrais, verduras, legumes, frutas e um consumo controlado de álcool, carne vermelha, processada e defumada, é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Em conjunto, bons hábitos de vida são capazes de diminuir as chances de desenvolvimento de qualquer tipo de câncer em até 30%.
FAÇA A COISA CERTA!
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -