Novembro Azul: Sobre a Próstata

Imagem: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

A cada novembro somos impactados por ações do Novembro Azul que buscam alertar e conscientizar o homem a cuidar da sua saúde, em especial o câncer de próstata, segunda maior causa de morte por câncer entre homens.

Mas o que é a próstata? É uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. Tem o formato de um pêssego e, entre os mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz e pesa aproximadamente 20g. Ela cresce naturalmente com o passar dos anos e pode ser muito maior em homens mais velhos, ou seja, seu tamanho varia com a idade.

A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Esse fluido corresponde a cerca de 20%-30% do sêmen. O restante dele é produzido pelas vesículas seminais, glândulas que estão logo atrás da próstata, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo através do pênis, atravessa o centro da próstata.

 Quais problemas podem a afetar?

  • Hiperplasia Benigna da Próstata: crescimento da próstata, o que gera compressão da uretra.
  • Prostatite: inflamação que pode ser aguda, súbita ou crônica.
  • Câncer da Próstata: tumor maligno que se desenvolve na zona periférica. Quando detectado precocemente, tem boas chances de cura.

Como se manifestam os sintomas que podem indicar algum problema?

  • Dificuldade para urinar (demora para iniciar e para terminar a urinar);
  • Dor ou desconforto para urinar;
  • Diminuição do jato da urina;
  • Sangue na urina;
  • Aumento na frequência para urinar.

Quais são os exames para avaliação?

. Toque retal – Devido à localização da próstata, com o toque do dedo é possível analisar sua consistência e se há presença de nódulos ou irregularidades;

. Exame PSA (Antígeno Específico da Próstata) – Através de uma coleta de sangue é verificado os níveis de antígeno. Quando elevado pode indicar problemas;

. Biópsia – Quando há suspeita de câncer;

. Ressonância Magnética Nuclear – Permite estudar o órgão em detalhes.

Quase todos os cânceres de próstata se desenvolvem a partir das células glandulares que produzem o líquido prostático que é adicionado ao sêmen. Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer e se disseminar rapidamente, mas a maioria se desenvolve lentamente. De fato, estudos de autópsia mostram que muitos homens mais velhos, e até mesmo alguns homens mais jovens, que morreram de outras doenças também tiveram câncer de próstata sem que nenhum sinal ou sintoma fosse apresentado.

A causa exata do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não é possível impedir a maioria dos casos da doença. Muitos fatores de risco como idade, raça e histórico familiar não podem ser controlados, mas baseados no que se sabe atualmente, existem riscos que podem ser minimizados. Por exemplo, os efeitos do peso corporal aumentado, inatividade física e má dieta na elevação para o risco de câncer de próstata ainda não estão muito claros, mas essas mesmas ações ao contrário, tendem a reduzir o risco:

1) Comer uma grande variedade de vegetais e frutas diariamente. Neste link você poderá encontrar uma seleção de alimentos saudáveis > https://www.semagro.ms.gov.br/lista-50-alimentos-saudaveis-alguns-surpreendentes/. E aqui uma relação de alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata > https://www.prosaude.org.br/vida-saudavel/conheca-os-5-alimentos-que-ajudam-a-combater-o-cancer-de-prostata/;

2) Ser fisicamente ativo, procure realizar alguma atividade física ou exercício corporal pelo menos três vezes na semana com intensidade moderada a vigorosa por pelo menos 20 minutos. Busque orientação com um profissional da Educação Física;

3) Manter um peso saudável. Isso tem relação também com o IMC (Índice de Massa Corporal). Você pode verificar o seu neste link > https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/calculadora-imc/;

4) Uso de algumas Vitaminas, Minerais e Suplementos. Antes de fazer uso de qualquer vitamina ou suplemento, converse com seu médico sobre os possíveis riscos e benefícios. Saiba mais sobre essas substâncias neste link > https://pebmed.com.br/suplementacao-de-vitaminas-e-minerais-o-que-e-preciso-saber/.

Texto adaptado do original publicado no site da American Cancer Society.

Você pode obter mais informações aqui:

https://asemananews.com.br/2020/11/06/novembro-azul/

https://asemananews.com.br/2020/11/13/novembro-azul-atividade-fisica-e-cancer-de-prostata/

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

 

- Anuncie Aqui -