Atividades Físicas para o Verão – Canoagem/Caiaque

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

No artigo anterior a modalidade de verão apresentada foi o SUP (ver aqui >> https://asemananews.com.br/2022/12/09/atividades-fisicas-para-o-verao-stand-up-paddle-sup/). Outra atividade, como lazer, muito apreciada no verão é a canoagem/caiaque. Com o aumento das temperaturas e maiores períodos de sol, as férias de final e início de ano (https://asemananews.com.br/2022/12/02/vem-chegando-o-verao/) acaba sendo um convite para fazer atividades físicas, praticar novos esportes de praia, campo ou na natureza e viver  novas e emocionantes aventuras com segurança. Uma excelente opção para isso é o passeio de caiaque (https://www.instagram.com/orlarecreacao/).

Radical e divertida, essa modalidade pode ser praticada no mar, braços de mar, enseadas, baias, em rios, lagos, lagoas e represas onde o canoísta usa um remo de uma ou duas pás para mover a embarcação. Imagine explorar novos horizontes, com belos cenários naturais? Isso não falta em nosso país!

A canoagem tem origem milenar, com a canoa sendo historicamente usada em todo o mundo como meio de transporte e para fins de comércio e guerra. Já os caiaques surgiram com os esquimós, que utilizavam a embarcação majoritariamente para caça, pesca e transporte. Eles foram desenvolvidos para acomodar normalmente apenas uma pessoa por vez.

Desde 1936, o esporte é também uma modalidade olímpica e notoriamente conhecida como atividade com diversos benefícios para a saúde do corpo. Vamos ver alguns deles:

1 – Estabiliza o tronco e fortalece abdômen, tórax, costas e braços;

2 – Melhora a postura;

3 – Desenvolve a capacidade cardiorrespiratória e vascular;

4 – Por ser praticado sentado, é um exercício com suporte do peso próprio, sem impacto e por isso também ideal para reabilitação corporal;

5 – Cada remada equivale a 1 abdominal;

6 – É uma ótima forma de queimar calorias, auxiliando na perda de peso. Meia hora de canoagem queima cerca de 180 calorias.

Além dos benefícios para o corpo, a atividade também traz benefícios para a mente. Especialistas recomendam a canoagem como atividade para alívio do stress. Assim como diversas atividades físicas aeróbicas, a canoagem libera substâncias no cérebro, especialmente os hormônios conhecidos como “quarteto fantástico” (https://asemananews.com.br/2022/03/21/o-quarteto-fantastico-da-saude-dopamina-serotonina-ocitocina-e-endorfina/), responsáveis pelo prazer e relaxamento, tudo que o corpo precisa para aliviar tensões. Por ser praticado em contato direto com a natureza, o efeito de relaxamento causado pelo esporte é ainda maior (https://asemananews.com.br/2018/08/13/a-natureza-e-uma-promotora-da-saude/)

Em geral a canoagem de lazer, assim como o Stand Up Paddle, em águas calmas requer alguns cuidados, mas não exige grande conhecimento e preparação antecipada, permitindo ao remador desfrutá-la sem um treinamento prolongado. Uma orientação básica previa sobre a técnica da remada é o que basta para remar em águas seguras.

Andar de caiaque é uma experiência incrível, que lhe permitirá explorar lugares e paisagens incríveis, além das margens. O passeio pode ser feito em qualquer espaço aquático natural ou artificial e com uma ou mais pessoas, dependendo do modelo do caiaque. Para os iniciantes, o ideal é começar acompanhado de alguém que já tenha prática naquela área, como um guia de navegação.

Existem vários tipos de caiaques: curtos, longos, largos, finos e até mesmo os caiaques infláveis, que facilitam o transporte. O modelo ideal vai depender das condições em que se pretende usá-lo e dos ambientes aos quais vai se adequar melhor. Alguns ambientes de beleza cênica contemplativa, próximos ao meio aquático, também oferecem a opção de locação de todo equipamento. Pesquise, pode ser uma aventura diferente para você e sua família nessas férias.

Para tornar o seu passeio de caiaque mais tranquilo são necessários alguns equipamentos de segurança que vão ajudar você durante o percurso:

Remo para caiaque > Esse item será sua principal ferramenta para realizar a atividade. É o que permitirá seu deslocamento com maior eficiência e menor esforço.

Coletes de flutuação > Os coletes são itens obrigatórios de segurança, jamais saia para qualquer tipo de remada sem ele, seja com caiaques, canoas, barcos ou Stand Up Paddle. Para se proteger do sol numa remada mais prolongada, você pode optar por uma roupa de proteção solar combinada ao colete e tornar a prática mais segura.

Um item que vem ganhando espaço, especialmente para aqueles que gostam de registrar suas aventuras fotografando ou filmando com os celulares, são as capas para celulares à prova d’água que servem para proteger o smartphone do contato com a umidade, respingos, chuva e imersão em água, que pode ocorrer em determinadas ocasiões.

Você pode curtir o passeio de caiaque em todas as estações do ano; especialmente no verão é muito mais agradável. O importante é se manter atento às condições climáticas e do local.

Procure iniciar a remada sempre no sentido oposto ao do vento, pois será mais fácil voltar para o local de início, quando já estará mais cansado. Fique atento aos períodos de mudança das marés (se for remar nessas águas), para não lidar com correntezas mais fortes e aproveitar o passeio com segurança.

Hoje se pode dizer que a canoagem está completamente inserida no contexto do enorme crescimento que as atividades de motivação ecológica, de contemplação da natureza e da prática de esportes alternativos e radicais que estamos, felizmente, vivendo.

Para saber mais sobre a modalidade ou realizar uma experiência única em local paradisíaco, acesse:

https://www.instagram.com/orlarecreacao/

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -