Atividade Física e Saúde Sexual

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Sabemos que a prática regular e orientada de atividades físicas é importante para uma boa saúde física e mental. Mas você sabia que estar saudável também é crucial para a sua saúde sexual?

De acordo com dados dos Institutos Nacionais da Saúde, 43% das mulheres e 31% dos homens possuem algum tipo de disfunção sexual, com a obesidade e falta de exercícios físicos muitas vezes sendo os principais responsáveis. Um estudo publicado no periódico The Journal of Sexual Medicine descobriu que homens com grande circunferência de cintura ou IMC elevado eram 50% mais propensos a ter disfunção erétil, enquanto aproximadamente metade das mulheres obesas relataram problemas com atividade sexual, desejo e desempenho, pelo menos em alguns momentos, em um estudo publicado na revista científica Obesity. Mulheres que se exercitavam até seis horas por semana, em contrapartida, mostraram menor angústia sexual e menor resistência em suas artérias clitoriais em comparação com mulheres que não se exercitavam, de acordo com um estudo de 2021 publicado no The Journal of Sexual Medicine. Os praticantes de atividades físicas também mostraram níveis significativamente maiores de desejo, excitação, lubrificação e orgasmo.

Ao longo da vida, é natural que ocorram aumentos e diminuições da libido por diferentes motivos, sejam eles biológicos ou químicos, que podem ocorrer como efeito colateral do uso de medicamentos — ou mesmo uma combinação desses diferentes motivos. A testosterona (hormônio “sexual), a ocitocina (considerada o “hormônio do amor ou da felicidade”) e a dopamina (que se relaciona às emoções e funções cognitivas) possuem papel de destaque para a resposta da libido durante o ciclo sexual em mulheres.

O sexo é uma necessidade vital para o ser humano e seu objetivo não é apenas  procriar. Uma vida sexual de qualidade tem grande impacto na saúde mental e emocional, na qualidade de vida e no reforço dos relacionamentos íntimos. Uma série de estudos apoiam isso, indicando que o sexo e toques afetivos são cruciais em múltiplos aspectos do bem-estar, de sentir-se compreendido, cuidado e aceito.

Devemos ter em mente que os benefícios do exercício são diversos com melhora da saúde física e mental. Entretanto, além de todos os benefícios que auxiliam nas atividades de vida diária (AVD’s), o exercício é responsável direto nas relações positivas da sua vida sexual. A atividade física contribui para uma melhora na circulação sanguínea e liberação dos neurotransmissores que interferem na libido, além de melhorar a autoestima.

Melhora da imagem corporal – Estudos confirmaram que a imagem corporal está fortemente ligada à satisfação sexual, principalmente entre as mulheres. Mulheres com uma imagem corporal positiva têm uma função sexual mais alta (incluindo desejo sexual), do que aquelas com uma imagem corporal negativa. O exercício pode ajudá-lo a se sentir mais desejável, independentemente das mudanças na aparência.

Melhora da disfunção sexual O exercício cardiovascular vigoroso, realizado frequentemente, pode oferecer alguns benefícios preventivos para homens e mulheres em risco de disfunção sexual. Todo exercício aeróbico aumenta a sua circulação ou fluxo sanguíneo e ajuda a garantir um sistema circulatório saudável. E um fluxo sanguíneo forte e com bom ritmo é crucial para a excitação. Em homens, ajuda nas ereções, e em mulheres, é fundamental na lubrificação vaginal e na sensibilidade do clitóris.

Melhora da libido em mulheres – Há evidências de que o exercício pode ajudar a estimular a excitação a curto e longo prazo em mulheres. Os pesquisadores sugerem que as mudanças parecem ser impulsionadas por aumentos na atividade do sistema nervoso simpático e fatores hormonais. Eles acrescentaram que um programa regular de exercícios provavelmente aumenta a satisfação sexual indiretamente, beneficiando a saúde cardiovascular e o humor.

Redução dos sintomas da menopausa – A diminuição dos níveis de estrogênio durante a menopausa produz sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida, afetando a saúde física, mental e sexual. Mais especificamente, a menopausa pode afetar o sexo alterando os sistemas biológicos envolvidos nas respostas sexuais normais. Uma revisão atual mostrou que exercitar os músculos do assoalho pélvico e exercícios mente-corpo pode ser benéfico no controle dos sintomas da menopausa. Algumas outras pesquisas sugerem que a atividade física, em geral, pode ajudar a aliviar problemas específicos, como secura vaginal, ondas de calor e suores noturnos. O exercício promove o aumento do fluxo sanguíneo em todos os lugares, incluindo os genitais. Na menopausa, isso pode desempenhar um papel em uma melhor experiência sexual.

Melhora relação entre envelhecimento e atividade sexual – Estudos mostram que o exercício pode ajudar a preservar a saúde sexual ao longo do processo de envelhecimento — especialmente significativo nos homens. Pesquisadores do National Institutes of Aging (NIA) identificaram como o exercício pode ajudar a manter a saúde sexual, listando problemas nas articulações como uma causa potencial de aumento de problemas sexuais. A organização sugere que o exercício pode ajudar a diminuir o desconforto causado pela artrite. A NIA também lista doenças cardíacas, diabetes, derrame e depressão como fatores causadores que podem contribuir para problemas sexuais — e o exercício é recomendado para reduzir o risco dessas condições crônicas.

Controle seu Estresse – Estar estressado, ansioso ou deprimido pode diminuir sua libido. A depressão, em particular, está frequentemente relacionada a problemas com o funcionamento sexual — e quanto mais severa a depressão, piores são os problemas, segundo um estudo de 2018 publicado no periódico Indian Journal of Psychiatry. Felizmente, o exercício físico é ótimo em combater o estresse, a ansiedade e a depressão, que pode traduzir no despertar maior do desejo sexual. Antidepressivos são conhecidos por afetar negativamente sua libido; então, se o exercício pode ajudá-lo a diminuir sua dosagem ou eliminá-los completamente, melhor ainda.

Aviso importante: Antes de começar qualquer atividade corporal, consulte seu médico. Pare imediatamente se você sentir dor.

A prática de Atividades Corporais libera serotonina no corpo, substância que, em quantidade ideal, promove sensações de bem-estar e prazer, o que tem efeito positivo em todas as áreas da vida, inclusive na saúde sexual. Existe uma atividade ideal? Não! O mais importante é procurar a atividade física que gosta de fazer e seja prazerosa. Algumas modalidades que sugerimos:

Alongamento – O alongamento é um grande aliado nesse sentido, pois pode ser feito em qualquer espaço, sem necessidade de grandes estruturas. A atividade ajuda a melhorar a flexibilidade dos músculos, garantindo movimentação maior e melhor. Sua prática proporciona, ainda, agilidade e elasticidade, melhora a circulação sanguínea e cansaço extremo, além de ajudar a relaxar, quando feita de forma tranquila.

Caminhada e Corrida – Exercícios aeróbicos resultam em um risco 30% menor para a disfunção erétil. Nesse sentido, caminhada acelerada e corrida são ótimas opções para quem está disposto a ganhar mais condicionamento físico e preparar o corpo para técnicas certas de respiração.

Trabalho da Região Pélvica – Engana-se quem pensa que apenas mulheres devem trabalhar a região pélvica. A atividade fortalece glúteos e parte interna das coxas. Para homens, especificamente, pode ajudar no controle da ejaculação. Enquanto para mulheres, é grande facilitadora do alcance de orgasmos. Exercícios de Pilates e a Musculação são indicados para essa região.

Abdominal – É um dos principais exercícios que ajudam a otimizar o desempenho sexual. É comum que os homens sintam dores na região abdominal após o ato sexual, uma vez que a região está logo acima da pélvis e da zona peniana, sendo trabalhada continuamente durante a prática sexual.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

 

- Anuncie Aqui -