Com aprovação da Amep, Plano Diretor de Mandirituba contempla novos distritos

www.asemananews.com.br
Foto: AMEP

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) aprovou a revisão do Plano Diretor de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A decisão consta no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4).

O novo documento prevê a inclusão dos distritos de Espigão das Antas e Quatro Pinheiros no perímetro urbano municipal, além da possibilidade de verticalização nas zonas centrais da sede. Também promove ajustes nos zoneamentos, novas áreas de regularização fundiária e planejamento para manter a qualidade da água dos mananciais de abastecimento.

O diretor-presidente da Amep, destacou a importância da parceria entre a agência e as prefeituras para o desenvolvimento harmonioso dos municípios.

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, explicou que a aprovação da revisão do documento era uma necessidade e um anseio do município. “O Plano Diretor é uma ferramenta crucial para orientar o crescimento urbano de forma organizada e benéfica para todos os cidadãos. Com a inclusão dos novos bairros e as demais medidas previstas, podemos atrair novas empresas e investimentos no município”, ressaltou.

Os planos diretores municipais das regiões metropolitanas passam por análise da Amep, que atua como órgão de apoio, contribuindo para o alinhamento das políticas de desenvolvimento urbano com as diretrizes metropolitanas e estaduais.

O objetivo de um Plano Diretor é promover o desenvolvimento urbano de forma eficiente, estabelecendo diretrizes para o uso do solo, infraestrutura, transporte, habitação e meio ambiente, visando garantir o bem-estar da população, a qualidade de vida e o equilíbrio entre crescimento econômico e proteção ambiental. Ele serve como um instrumento de planejamento a curto, médio e longo prazo, que promove o desenvolvimento urbano de forma integrada e coordenada, orientando as políticas públicas e os investimentos municipais.

A população de Mandirituba é de cerca de 27 mil pessoas, de acordo com o Censo de 2022. Houve um crescimento de 23% em relação a 2010, crescimento superior ao da própria RMC (10%).

- Anuncie Aqui -