Deputado Luiz Fernando Guerra (União) representa a Assembleia do Paraná em missão na Suécia e Áustria

www.asemananews.com.br
O deputado Luiz Fernando Guerra (União) é o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A visita aos países europeus foca no conhecimento de práticas inovadoras e tecnologias avançadas empregadas na construção sustentável com madeira engenheirada.

Com o objetivo de conhecer e avaliar experiências de sucesso relacionadas à madeira engenheirada e que podem ser replicadas no Paraná, uma comitiva estadual embarcou para a Europa, onde passará a semana discutindo e avaliando casos que já são empregados na região. A Assembleia Legislativa do Paraná está representada pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a missão internacional de negócios permite que o grupo de paranaenses conheça detalhes sobre a aplicação da madeira engenheirada na construção civil e estude o uso da tecnologia em âmbito estadual.

De acordo com Luiz Fernando Guerra, a tendência é inovadora no setor e pode trazer grandes conquistas para o estado. “A madeira engenheirada já tem um destaque importante na indústria da construção civil europeia e este fato nos coloca atentos para os benefícios que ela pode trazer ao Paraná. O material é produzido através de técnicas avançadas de processamento da madeira, que pode ser utilizada, inclusive, na construção de edifícios, pontes, passarelas e estruturas modulares, proporcionando mais facilidade para todos. Então conhecer o processo e avaliar criteriosamente, é nosso principal papel durante a viagem”, destaca Guerra.

Com alta capacidade de adaptação, permitindo que seja combinada com outros materiais da construção civil, a madeira engenheirada é um recurso renovável e obtido a partir do reflorestamento, uma opção mais sustentável do ponto de vista ambiental. A alta resistência e durabilidade também são vantagens importantes a serem consideradas. A expectativa é de que a demanda por este material cresça cada vez mais no mundo e é preciso que os países se preparem para este novo cenário que também leva em conta a segurança das instalações que utilizam a madeira engenheirada, a sua potencial aplicação em outros setores, como a habitação de interesse social, e o desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias.

Na missão, além do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, estão equipes do Governo do Estado, como membros da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Secretaria da Agricultura e do Abastecimento; Secretaria de indústria e Comércio, Companhia de Habitação do Paraná; Fundepar; Instituto Água e Terra (IAT); Corpo de Bombeiros Militar do Paraná; Fundação Araucária; e Paraná Projetos.

De acordo com o vice-presidente e coordenador do Conselho Setorial da Madeira da Fiep, Roni Junior Marini, a missão é um passo importante para consolidar o Paraná como um futuro polo industrial da madeira para a construção civil sustentável. “No Brasil, o uso desse tipo de tecnologia é muito incipiente comparado a outros países para os quais o Paraná inclusive exporta um grande volume de madeira. Por isso, as visitas e contatos que faremos podem ajudar na criação de políticas públicas que ampliem o uso desses métodos construtivos no Estado”, afirma.

A comitiva vai passar por Skelleftea e Estocolmo na Suécia, e por Viena na Áustria, para conhecer de perto práticas inovadoras e tecnologias avançadas na construção sustentável com madeira engenheirada. Essa alternativa ecoeficiente e renovável na construção de prédios tem potencial para ser transformada em política pública no Estado do Paraná.

- Anuncie Aqui -