Zelo pela educação: em Curitiba, hábito da leitura é cultivado dentro e fora da sala de aula

www.asemananews.com.br
Foto: Luiz Costa/SME

O hábito da leitura é constante nas escolas da rede municipal de ensino curitibana. Atividades cotidianas em todas as unidades educacionais, projetos e programas específicos, além de uma nova biblioteca inaugurada no ano passado, estimulam a leitura e o aprendizado por meio dos livros. Essas ações estão ligadas ao zelo com a educação dos curitibinhas.

“Abrir as páginas de um livro traz infinitas possibilidades para uma criança”, resume a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. “Mesmo com toda inovação trazida pela tecnologia, descobrir o mundo pela leitura nunca sai de moda”, completa.

Os estudantes até gostam das telas do tablet e do celular, mas também se encantam folheando as páginas dos livros de papel.

“Gosto muito de ler histórias, a gente pode descobrir muita coisa que não conhece no mundo dentro de um livro”, contou Maya Pietra Morgado Sotto Maior, do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ana Hella (Mercês).

A professora Paula Maria Coutinho Bonin explica que, para despertar o gosto pela leitura, diversas ações são realizadas com as crianças. “Neste momento estamos trabalhando haicais. Eles adoram rimas, chama a atenção deles”, relata a professora.

Luís Henrique Ferreira também é fã das ilustrações. Ele é bom desenhista e costuma prestar atenção às capas dos livros. Já o colega Pedro Machado adora ler gibis. “Eles demonstram bastante familiaridade com os livros de papel, adoram procurar os títulos, espiar as prateleiras”, conta a professora Lígia Fernandes Ribeiro, que cuida da biblioteca da escola no turno da tarde.

Servidora lotada na escola há 20 anos, ela explica que os estudantes são organizados em pequenos grupos, pois fica mais fácil dar atenção a todos. “Os livros que eles levam dependem também do direcionamento das professoras, às vezes eles têm que fazer resenhas ou apresentar em sala o que leram”, explica Lígia.

Leia+

Além das ações cotidianas, a rede municipal conta com projetos específicos. Um dos exemplos é o programa Leia+, que atende o estudante que mais precisa de atenção dos professores.

programa Leia+ busca garantir o princípio da equidade no atendimento às prioridades em 50 escolas e dos 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participantes, por meio de recursos financeiros, ampliação do número de profissionais e acompanhamento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas.

Biblioteca Darcy Ribeiro

Estudantes, professores e comunidade também ganharam uma nova biblioteca, no ano passado, como parte das comemorações do aniversário da cidade. A Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, que ocupa a charmosa casa art noveau da esquina das ruas Ébano Pereira e Augusto Stellfeld, no Centro, tem quatro mil títulos disponíveis à comunidade acadêmica e às famílias, inclusive com atendimento noturno (pesquisas, reuniões acadêmicas, visitas), mediante agendamento.

É uma das 13 unidades pedagógicas e inclusivas da rede (as outras 12 estão nos faróis de praça), e conta com audiolivros, óculos de realidade virtual e títulos em braile, por exemplo. O investimento da Prefeitura no novo espaço foi de R$ 894 mil, entre acervo, mobiliário, equipamentos e obras.

Nos Faróis

Para quem prefere os tradicionais Faróis do Saber de Praça e bibliotecas temáticas, este mês de abril traz uma programação especial focada na leitura. O destaque é para a campanha de leitores na cidade educadora, com rodas de leitura, painéis e contações de histórias nas dez regionais.

Destaque nos indicadores

O zelo nas ações pedagógicas e infraestrutura das escolas reflete nos índices da Educação e coloca a capital do Paraná numa posição de destaque no cenário nacional. A capital do Paraná permaneceu no topo do ranking nacional como a capital com menor taxa de distorção idade-série na rede municipal pública de ensino. Este ano, Curitiba fechou com percentual de 2,3%.

A taxa é o indicador do governo federal que permite acompanhar o percentual de estudantes com idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. O índice é produzido a partir dos dados do censo escolar.

Curitiba também se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No ano passado, Curitiba subiu da quarta para a terceira colocação entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Fundamental. O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino no País.

- Anuncie Aqui -