Central Saúde Já completa 1 ano de ampliação dos serviços e de inovações ao SUS de Curitiba

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Vista geral da central de atendimento Saúde Já localizado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. Na imagem paciente Maiara Vitória Zancheta é atendida por serviço de videoconsulta - Curitiba - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O uso da tecnologia no atendimento de saúde está se consolidando cada vez mais em Curitiba, com serviços ao alcance da mão dos usuários. Há um ano, no dia 17 de abril de 2023, a Central Saúde Já – 3350-9000 passou a oferecer consultas médicas por vídeo e telefone para casos leves, ampliando o acesso do cidadão curitibano ao atendimento de saúde sem precisar sair de casa.

Criada no início da pandemia de covid-19, em março de 2020, para atender casos respiratórios, a Central já realizou mais de 1 milhão de atendimentos.

Nesse período de um ano, foram atendidas quase 360 mil chamadas telefônicas e feitos mais de 115 mil atendimentos médicos por meio da Central 3350-9000. Cerca de 80 mil usuários acessaram os serviços oferecidos e a média de idade dos atendidos é de 32 anos.

“A Central Saúde Já é mais um ponto de atenção à Saúde do curitibano para casos leves e também um importante canal de informações para que a população tire dúvidas sobre os serviços oferecidos na cidade”, diz a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Inicialmente, a Prefeitura concentrou a oferta da teleconsulta ao adulto jovem, que tem mais familiaridade com a tecnologia. Gradativamente o público alvo foi sendo ampliado e, atualmente, as videoconsultas podem ser realizadas para todo curitibano com cadastro definitivo no SUS da cidade com 5 anos ou mais (menores de 18 anos fazem as consultas com o pais).

Atendimentos

De segunda a sexta-feira, a média diária de atendimentos é de 1,4 mil ligações e 406 consultas. Aos sábado e domingos, o movimento é menor.

A Central funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h, inclusive nos feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

A auxiliar de cozinha Maiara Vitória Zancheta, de 19 anos, ligou pela primeira vez à Central nesta semana por indicação de uma amiga, que já havia realizado uma videoconsulta anteriormente. Com dores pelo corpo e desconforto gastrointestinal, Maiara foi atendida pela equipe de enfermagem e transferida para sua videoconsulta com a médica Cynthia.

“Gostei bastante da consulta, a médica foi muito atenciosa e inclusive me orientou sobre a amamentação de minha filha de 4 meses”, disse Maiara, que relatou haver casos de dengue no bairro onde mora. Com a necessidade de exames complementares, foi marcada uma consulta presencial na Unidade de Saúde Capanema, onde ela está cadastrada.

Segundo Maiara, facilitou muito fazer a consulta sem sair de casa e também receber a receita e o atestado médico pelo aplicativo Saúde Já. “Imediatamente encaminhei o atestado à empresa em que trabalho, sem precisar imprimir o documento”, informou.

Desde que se iniciaram as consultas por vídeo, realizadas pela Central através do aplicativo Saúde Já, foram emitidos e enviados aos usuários de forma eletrônica mais de 170 mil documentos, entre receituários e atestados.

As queixas mais comuns que originam atendimentos pela Central Saúde Já são diarreia e vômitos, sintomas respiratórios, as dores de cabeça, de garganta, abdominal e lombar e problemas urinários.

Avaliações

“Todas as pessoas atendidas pela Central Saúde Já são convidadas a avaliar seu atendimento. A nota média do serviço é 4,5, numa escala até 5. A avaliação do atendimento médico chega a 4,7”, diz o coordenador médico da Central, Romulo Pereira.

O índice de resolutividade do atendimento médico é de 85,2%, ou seja, a grande maioria resolve a situação de saúde no momento da videoconsulta, sem a necessidade de encaminhamento para outro ponto de atenção à Saúde.

 

Vista geral da central de atendimento Saúde Já localizado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde – Curitiba, – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Profissionais

Atualmente, 83 profissionais atuam na Central Saúde Já, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos.

A enfermeira Pryscilla Velasco assumiu uma vaga no setor há exatamente um ano, quando foi ampliada a atuação do serviço para casos leves, além dos respiratórios. Ela afirma que a inovação do trabalho é o que mais a motiva.

“A Central tem um potencial de crescimento estrondoso. É inovadora e sinto que temos o futuro em nossas mãos, funcionando na prática. Eu me sinto útil aqui, fazendo a diferença na vida de muita gente”, diz Pryscilla, com brilho nos olhos.

Inovação

Atualmente, além da realização da videoconsulta pelo aplicativo, no celular, também é possível fazer a consulta por vídeo por computador que dispõe de câmera e microfone. Para utilizar essa modalidade, é preciso ter o cadastro definitivo no e-saúde, ter o aplicativo Saúde Já e também o cadastro com login e senha pelo e-cidadão. Assim, depois de ligar para a central e ser verificada a necessidade de videoconsulta, o usuário pode acessar o sistema pelo computador para falar com o médico da Central.

Na UPA Fazendinha, a primeira a disponibilizar cabines com celular para a realização de videoconsultas para casos leves, também já existe a modalidade de webconsulta, pelo computador. Nas UPAs Boa Vista, Cajuru e Sítio Cercado também estão sendo treinadas equipes para a realização da videoconsulta para casos leves.

Serviços

Além do atendimento de saúde, a Central também é o canal para que o cidadão tire dúvidas sobre serviços do SUS Curitibano e agende alguns procedimentos. Saiba quais são:

  1. Atendimento sintomático respiratório covid-19.
  2. Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras.
  3. Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos).
  4. Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo).
  5. Consulta de enfermagem para apoio na amamentação.
  6. Atendimento com enfermeiro e farmacêutico para realização de profilaxia pré-exposição (Prep) do HIV.
  7. Apoio para parar de fumar.
  8. Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba.
  9. Agendamento de vacina covid para bebês.
  10. Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero.
  11. Agendamento de avaliação para isenção de tributos.
  12. Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental.
  13. Agendamento de teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose.
  14. Realização de cadastro definitivo e atualizações do App.
  15. Unificação de cadastro definitivo.
  16. Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS.
  17. Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba.
  18. Atualização de Carteira Vacinal: Resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde.
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