Tudo no Brasil gira em torno do desgoverno!!!

Já quase estafado de tanto bater na tecla “caos humanitário”, que atravessa o planeta terra, e sem muito êxito, esta semana quero dar um novo norte a nossa prosa. Trago à baila nesta participação abençoada em que me dedico há anos em prol de você nobríssimo leitor, um descaso paralelo ao do ser humano e que para muitos é tão dolorido quanto a maus tratos que ocorrem com o ser vivente chamado humano.  Quero falar de umas bolinhas de pelos que trazem consigo muito amor para dar chamadas de cão e gato!!!

Pois bem, atualmente são milhares de famílias que possuem em suas residências animais de estimação como cães e gatos. Esses animais costumam ser muito apreciados como companheiros para as crianças, idosos, casais sem filhos e por qualquer pessoa que goste de animais. As várias histórias emocionantes envolvendo a dedicação e a proteção de muitos cães para com seus donos, que vemos através das mídias, servem para comprovar os muitos benefícios que existem em se ter esses animais por perto.

Assim, muitos são os cães e gatos que têm sido valorizados, bem cuidados, mimados e protegidos por seus donos, haja vista o crescente número de serviços comerciais que são oferecidos aos pets, que vão desde atendimento veterinário, pet shop, hotéis e creches, até as variadas ofertas de rações e roupinhas, serviços de beleza e cuidados especiais a esses animais.

Mas, infelizmente, a realidade para muitos, na verdade milhares, de cães e gatos é muito diferente dessa perspectiva citada por nós acima. Para cada animal que possuí um lar, com donos atenciosos às suas necessidades, e que tem o privilégio de desfrutar de um conforto merecido, existem outros tantos que estão lá nas ruas, jogados a própria sorte, abandonados ao destino, a doenças, aos maus tratos.

Segundo uma estimativa em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde recente, no Brasil já existia o alarmante número de 30 milhões de animais abandonados, sendo em torno de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Ou seja, nas grandes cidades do país, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% ou mais se for considerar os dias atuais, estão abandonados. Em Curitiba, cuja capital é tida como modelo em quase tudo para o mundo, para cada quatro habitantes há um cão abandonado. E o abandono cresceu nos últimos anos. Segundo dados da OMS, existem aproximadamente 15 mil animais circulando pelas ruas da capital paranaense.

O problema do abandono de animais é agravado a cada dia, porque os mesmos cães e gatos filhotes que com suas travessuras enchem a casa de alegrias, que são lindos, fofos e facilmente amáveis, são também aqueles que crescem, e as vezes até mais do que o esperado. Animais dão trabalho e alguns incômodos, geram despesas e precisam de atenção que exigem tempo disponível, rações de boa qualidade, fazem xixi pela casa toda, comem tudo que estiver ao seu alcance, precisam ser educados, adestrados, ficam doentes, portanto, periodicamente devem ter acompanhamento veterinário e, se o espaço é pequeno, devem ser levados diariamente para passear.

No Brasil a questão dos animais abandonados nas ruas representa atualmente um problema de saúde pública. Cães e gatos sujos, magros, famintos e doentes, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, reviram o lixo atrás de comida, transmitem doenças, vivem no relento sob o sol forte ou o frio intenso. As muitas ONGS e centros de abrigos já não dão mais conta de recolher e abrigar animais. Encontram-se sobrecarregadas com superlotação e precisam lidar diariamente com o abandono de animais em seus portões.

Torna-se urgente o fato de que as pessoas precisam desenvolver uma maior consciência a respeito dos cuidados e das necessidades dos animais. Animais só devem ser adotados quando todos que residem na casa concordam, é preciso estabelecer um parâmetro de gastos e espaço que terá que dispor ao animal para não ter surpresas desagradáveis, e, principalmente, animais só devem ser dados de presente mediante a aceitação e concordância de todos que irão conviver com o animal.

Na tentativa de conter o problema existem algumas medidas governamentais como a instituição de leis contra abandono e maus tratos. Mas as políticas públicas em benefícios aos animais, como castração acessível à população responsáveis por animais, ainda carecem de aprimoramentos para que possa ser estendida a todos e assim, quem sabe, diminuir o problema. Outro fator que deve ser destacado é que, embora já existam algumas leis, na prática elas precisam ser mais efetivas para diminuir os acontecimentos diários de abandonos e maus tratos.

Mas o que dizer, nobríssimo leitor, de um mundo em que o ser vivente chamado humano mata seu irmão da mesma espécime para se apoderar de um simples aparelho de celular, ou até mesmo de coisas ainda mais banais? O que dizer do mundo atual onde o ser vivente chamado humano mata a mãe para se apossar de alguns vinténs de sua aposentadoria para comprar droga para satisfazer seus desejos alucinógenos por alguns instantes? Quer você amado leitor que este mesmo ser tenha preocupação com um cão ou gato que está à mercê da mendigação como ele? É a verdadeira luta pela sobrevivência ditada pelo capeta! Aliás, saliento ainda que animaizinhos de raça são sim roubados para serem trocados pela maldita droga!!!

Digo-lhes, no entanto, que há 1984 anos O Nosso Senhor Jesus já relatava tudo isso que está ocorrendo debaixo do nosso nariz. E são poucos aqueles que se dão conta. Não sou eu o inventor, muito menos profeta daquilo que assola não somente nosso quintal, bairro, cidade ou até mesmo o nosso querido Brasil Varonil, mas sim todo o planeta Terra carinhosamente engenhado e criado pelo poderoso Deus, assim como toda vida nele existente. E você quer ainda que aquele que está prestes a lhe assaltar para manter o seu maldito vício se preocupe com o cãozinho faminto abandonado?

Repito: tudo no Brasil gira em torno do desgoverno! E não sou eu o autor de tudo isso, leia a Bíblia, mais especificamente o livro de Mateus, capitulo 24 que você estará esmiuçando parte deste nosso relato.

Um forte abraço e viva O Senhor Jesus!!!

- Anuncie Aqui -