Ciclos de Longa Duração

O Brasil está passando por um momento de grandes transformações. Só que a maioria das pessoas nem desconfia o tamanho destas transformações.

A sensação é que o ciclo do PT no poder acabou, e que uma nova era está começando. O que parecia impossível está acontecendo, um ex-presidente está sendo condenado por corrupção. Logo estará atrás das grades. Isso para o meio político era inconcebível até alguns dias atrás.

Boa parte dos políticos atuais estão sendo processados por corrupção. A maioria acreditava que estaria à salvo da justiça por ter foro privilegiado. Ou seja, enquanto estivessem em cargos eletivos nunca seriam responsabilizados pelos seus crimes.

Esse mito da impunidade acabou. A próxima eleição, no final do ano, será um marco na história brasileira. A grande maioria dos políticos processados pela justiça não conseguirão se reeleger. Os eleitores serão mais duros que a própria justiça brasileira.

A renovação política será só um item de uma transformação maior. O déficit da Previdência Social se deve a um quadro de privilégios restritos à uma pequena elite econômica. O acúmulo de várias aposentadorias é uma dessas injustiças escondidas da população. A queda do PT só é o início de um movimento. O segundo passo é a prisão de vários políticos. O terceiro, é a reforma do Estado, acabando com os privilégios de um pequeno grupo de pessoas, que ganham altos salários e têm aposentadorias abusivas.

A chegada de uma onda de novos valores morais está pondo em polvorosa a elite econômica brasileira. É algo tão inusitado como a chegada de Dom João VI à Salvador, em 1808. Ninguém sabia o que fazer, e a população ficou trancada em casa. Precisou ser acordada do torpor, para ir ao encontro do Príncipe Regente. Num passe de mágica o Brasil passou de colônia de Portugal para sede do reino. Ninguém acreditava no que estava acontecendo. O mesmo acontece hoje com a elite que ganha altos salários do Estado. Achava que nada aconteceriam com eles. Estava enganada.

Essa reforma moral vai disparar um terremoto de reformas no Estado, que vai liberar energias para um rápido crescimento econômico e cultural do Brasil. As exportações de commodities vão crescer rapidamente, principalmente de petróleo e álcool, trazendo grandes superávits à balança comercial. A riqueza gerada vai alimentar o próprio crescimento.

Uma nação aonde todas as raças, todas as etnias, todas as  classes sociais conseguem conviver em harmonia. É a maturidade de uma nação, que tardiamente aboliu a escravatura, mas mantinha uma estrutura escravocrata de privilégios para uma pequena elite branca.

O exemplo vai contaminar o mundo, como a Revolução Norte americana impulsionou a criação de novas nações livres do sistema monárquico, no século XVIII. A própria Revolução Francesa foi uma consequência destas era de mudanças.

A decadência dos Estados Unidos está se acelerando. O endividamento deve crescer muito com as reformas políticas do presidente Trump. Será inevitável, num futuro, uma redução nos gastos militares. O seu poder mundial será questionado.

O que abrirá espaço para a construção de uma nova ordem mundial, na qual o Brasil terá um papel de destaque. Em menos de duas décadas o Brasil vai se transformar profundamente. O atraso econômico vai ser rapidamente ultrapassado. O processo de imigração vai se acentuar.

A atração de novas populações vai acelerar ainda mais o crescimento econômico. Toda a crise provocada pelo PT vai ter o seu valor, demonstrou como as elites brasileiras massacravam a população pobre, cobrando impostos excessivos e mantendo-a num estado de atraso cultural e econômico. O que antes era feito de forma dissimulada, na era PT passou a ser feito de forma descarada. O Brasil descobriu a sua cara.

- Anuncie Aqui -