Time principal do Atlético dá sinais de que pode evoluir com Fernando Diniz

Enquanto o time B se preocupa com o Atletiba e o Estadual, o grupo principal do rubro-negro foca as atenções na Copa do Brasil, a qual fez na última terça-feira (30/01), sua estreia no empate sem gols com o Caxias-RS, resultado que o classificou à próxima fase. Agora, o time enfrenta o Tubarão-SC que venceu o América-RN por 2 a 0, na noite da última quarta-feira.

A segunda fase da Copa do Brasil 2018 está prevista para os dias 14 ou 21 de fevereiro e também acontece em partida única. O Atlético Paranaense atua em casa [a definição dos mandos de campo foi feita através de sorteio, em dezembro do ano passado]. Empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Novo jeito de jogar

A estreia do time principal do Atlético era aguardada com muita expectativa, por conta da curiosidade do torcedor de saber como seria o comportamento da equipe sob o comando do técnico Fernando Diniz que se diferencia de outros treinadores por aplicar um sistema de jogo em que as jogadas devem ser construídas, com a bola no chão, de pé em pé, a partir do goleiro até o ataque. Um sistema com jogo apoiado, em que as linhas avançam e recuam em bloco. Diniz não gosta de chutões da zaga para o ataque e é adepto ao esquema que ficou famoso com o técnico Pep Guardiola.

Diante do Caxias-RS, o time atleticano conseguiu demonstrar alguns desses conceitos. O Atlético-PR que nos últimos anos baseava seu jogo em ligações diretas da defesa para o ataque e na aposta na força da bola parada, com as subidas dos zagueiros, um atalho para o gol, no estádio Centenário, o time viu o goleiro participar mais do jogo – e dando alguns sustos em falhas no passe -, além de uma saída rápida do meio para o ataque.

O sistema não funcionou muito bem em virtude dos erros de passes, especialmente do lateral Jonathan e do pouco tempo de trabalho para implantar uma nova filosofia de jogo. O time que corria riscos uma vez que estreou em uma partida eliminatória diante da sensação do futebol gaúcho – o Caxias é o líder do Gauchão, foi poucas vezes incomodado pra valer na defesa e quando a equipe grená se lançou toda ao ataque no segundo tempo, conseguiu encaixar bons ataques. Ribamar teve três chances claras de abrir o placar. Guilherme, de primeira, quase abriu o marcador. Na noite de estreia do Atlético quem brilhou mesmo foi o goleiro Glédson, do Caxias que evitou que Diniz saísse duplamente satisfeito, com vitória e classificação. “Pelo tempo que trabalhamos, estou contente pela entrega da equipe e de maneira especial pela classificação”, disse Diniz. “Era um jogo para não tomarmos riscos exagerados. A equipe soube se comportar bem. Estou contente pela classificação”, reforçou.

Para ele, o sistema defensivo foi um dos principais destaques do Furacão. “Para ser uma primeira partida, acho que tivemos uma coesão defensiva muito boa”, ressaltou. “Empatamos com um time que tinha quatro vitórias no ano. Fizemos o melhor possível e estou contente com o que fizemos aqui ”, completou.

O Atlético, de Diniz, demonstrou que tem um longo caminho pela frente. Mas indicou que pode evoluir e proporcionar muitas alegrias ao seu torcedor.

- Anuncie Aqui -